Saúde & Beleza

Rinoplastia Estruturada

NEO - Núcleo Especializado de Otorrinolaringologia

Por muito tempo, se pensava na rinoplastia como uma cirurgia para reduzir o tamanho do nariz, era a chamada rinoplastia redutora, em que o cirurgião "raspava" e removia as estruturas do nariz para chegar à forma desejada. Porém, o tempo, a fibrose e o envelhecimento da pele, fariam com que o nariz mudasse de forma, levando a resultados artificiais, os quais, todo mundo reconhecia como "nariz de plástica".
Desde o fim da década de 90, se instituiu o conceito de RINOPLASTIA ESTRUTURADA, em que ao mesmo tempo reduzem-se algumas partes do nariz, e o cirurgião reconstrói essas estruturas, utilizando-se de enxertos retirados do próprio nariz (da orelha ou da costela) para que a forma desejada fique estável, mais rígida e, portanto, estruturada. Com isso o resultado final é mais harmônico, proporcional e principalmente duradouro.

Saúde News (SN) - Quem tem desvio de septo, pode fazer rinoplastia junto com a septoplastia?
Dr. Luciano -
Na verdade, você DEVE realizá-las no mesmo tempo cirúrgico, pois vamos usar as partes desviadas do septo nasal para confeccionar os enxertos da RINOPLASTIA ESTRUTURADA.

SN - Após operar meu septo, ainda posso fazer uma rinoplastia?
Dr. Luciano -
Sim, mas possivelmente precisaremos obter cartilagem de outro lugar para poder realizar a estruturação do nariz. Pode ser da orelha ou da costela.

SN - A rinoplastia estruturada é a técnica de escolha para rinoplastias secundárias ou revisionais?
Dr. Luciano -
Essa técnica é a ideal para cirurgias primárias e principalmente para as secundárias, pois com um bom planejamento é possível recuperar as formas e estruturas do nariz.

SN - Com a RINOPLASTIA ESTRUTURADA, é possível escolher a forma que deseja para o nariz?
Dr. Luciano -
Não é bem assim, temos que avaliar as proporções da face, espessura da pele, formas do nariz e procurar um resultado mais harmônico e natural. Temos limites e cada caso é um caso diferente.

Agende sua consulta e avaliação, você pode ser um candidato a rinoplastia estruturada