Saúde & Beleza

Expectativa e realidade na Cirurgia Plástica

Dr. Ary Santos Silva


A preparação para se submeter a uma cirurgia plástica envolve muitas etapas, desde a motivação inicial até a espera pela recuperação no período pós-operatório.
E quando ocorre a frustração com o resultado? Por que ela surge?
A frustração é um sentimento de impotência quando algo esperado não acontece. Ela ocorre quando uma expectativa ou desejo não é satisfeito; aparece no espaço entre a expectativa e a realidade.
Nesse ponto, as consultas antes da cirurgia tornam-se imprescindíveis. É na consulta que a relação cirurgião e paciente se fortalece, assim cria-se confiança entre as duas partes.
É muito importante o esclarecimento de dúvidas sobre a cirurgia e as possíveis complicações, e que a expectativa do paciente com o resultado seja compatível com a realidade.
Como em qualquer outra cirurgia, na cirurgia plástica podem acontecer complicações ou eventos não desejados, limitações inerentes às características de cada organismo, que vão causar modificações no período pós-operatório e podem interferir no resultado final.
É preciso que ambas as partes estejam alinhadas numa relação de sinceridade e honestidade, proporcionando, no final de tudo, satisfação para cirurgião e paciente.