Entrevistas

Rinoplastia: qualidade respiratória e beleza estética

Referência em otorrinolaringologia na região Oeste do Paraná, a Clínica Otorrino Santé desempenha um papel fundamental na correção e no tratamento de enfermidades relacionadas a ouvido, nariz e garganta. Entre as especialidades atendidas, a cirurgia plástica facial se destaca com a Rinoplastia.
Em entrevista concedida à Saúde News, o médico Dr. Ricardo Hübner, diretor clínico e fundador da instituição, traz mais detalhes sobre este procedimento.

Saúde News - Nos dias de hoje, como a Rinoplastia pode ser definida?
Dr. Ricardo -
O conceito moderno na cirurgia de nariz é chamado de Rinoplastia Estruturada. Essa técnica foi desenvolvida para fortalecer e esculpir as estruturas do nariz de maneira que os resultados obtidos sejam mais consistentes e duradouros. No procedimento, são colocados pontos de fixação e enxertos de cartilagem, fortalecendo a estrutura básica do nariz. O desempenho respiratório é otimizado com a correção de desvios de septo ou da hipertrofia de cornetos.
Não adianta um nariz bonito sem respirar bem. Por isso, a Rinoplastia Estruturada veio como uma opção para quem procura qualidade respiratória e beleza estética. 

SN - A arte de definir o rosto por meio do nariz é um desafio?
Dr. Ricardo -
Realmente é sim, cada paciente é único! Personalidade, etnia, motivação e expectativas são diferentes em cada indivíduo. A cada procedimento, devemos nos atentar às peculiaridades, limitações de espessura de pele ou às proporções faciais, e assim ajustar o nariz ideal para cada biotipo. Nesse caso, o desafio é manter aspectos étnicos e beleza nasal para a melhor harmonia do rosto.
Eu também acredito que a personalidade é a principal característica a ser analisada. O cirurgião só consegue captá-la com tempo de conversa. Neste caso, a consulta não pode ser rápida, afinal, entender como o paciente tem a visão de si mesmo é um trabalho minucioso. O resultado é muito recompensador quando vemos o nariz em total sintonia com as características do paciente.

SN - E o pós-operatório?
Dr. Ricardo -
O tempo de recuperação é rápido. O paciente retorna ao trabalho em uma semana, quando retiramos o curativo externo nasal. Raramente observamos dor, o que torna a recuperação tranquila. Esportes e academia são liberados na terceira semana da cirurgia. Outro ponto positivo é de que poucos pacientes ficam roxos ao longo do pós-cirúrgico. Para isso, contamos com o auxílio do Piezo - equipamento que faz a fratura óssea via fratura ultrassônica, ajudando o paciente a ter a recuperação mais tranquila e a estética pouco alterada.

SN - Além da Rinoplastia, o que destacaria como um diferencial do grupo Otorrino Santé?
Dr. Ricardo -
A Clínica Otorrino Santé é bem peculiar. Obtivemos uma grande evolução com uso de tecnologia agregada à consulta médica. Ainda trouxemos para Cascavel cirurgias que antes eram realizadas apenas em centros médicos maiores.
Como exemplo de tecnologia, os exames audiológicos contam com aparelhos de última geração. Temos uma gama de aparelhos que se complementam, ajudando a entender e diagnosticar melhor as doenças do ouvido.
A clínica também é responsável por inúmeras cirurgias de Implante Coclear. Esse procedimento era apenas realizado em grandes centros, como Curitiba e São Paulo. Hoje, mesmo esses pacientes, que operaram em outras cidades, conseguem fazer todo o seguimento tecnológico de seus “ouvidos biônicos” aqui em Cascavel. Uma grande conquista para a região Oeste do Paraná.

SN - A Clínica foi inaugurada em 2015. Como avalia os resultados nestes cinco anos?
Dr. Ricardo -
Agora em outubro, completamos cinco anos em Cascavel, e os resultados têm sido impressionantes. Desde o início, prezamos por atendimentos especializados, que demandam mais tempo e atenção. Hoje, isso se reflete em qualidade e comprometimento. O retorno positivo dos pacientes é a certeza de que estamos no caminho certo. Tanto o corpo clínico, quanto a equipe de apoio evoluíram. O espaço físico foi ampliado e o planejamento de consultas aumentou. Temos orgulho do respeito que conquistamos. Orgulho pela clínica ser considerada uma referência em otorrinolaringologia na região.