Saúde da criança

Síndrome Gripal - O que fazer para proteger nossos filhos

Clínica Franciscato

No verão, é comum que as janelas estejam sempre abertas para o ambiente permanecer arejado. Mas no outono e inverno, esse cenário muda: as janelas ficam fechadas, as pessoas se encolhem e milhares de vírus e bactérias passam a tomar conta dos ambientes, colocando em risco – e até contaminando – grupos inteiros.
Dentre todas as patologias registradas no período, as principais são as infecções causadas por vírus influenza, um vírus altamente contagioso, transmitido pelo contato direto com objetos contaminados (maçanetas, canetas), pela saliva e pelas gotículas respiratórias lançadas ao ar (tosse ou espirro). O período de incubação do vírus é geralmente de 1 a 3 dias. O paciente é mais infectante durante as 24 horas anteriores ao início dos sintomas e durante o período mais sintomático.
As infecções por vírus influenza são mais graves em crianças menores de 2 anos, devido à falta de imunidade e pelo pequeno calibre das vias aéreas. Os sintomas mais comuns nessa faixa etária são: febre, dor de cabeça, cansaço, dor de garganta, perda de apetite, congestionamento nasal e mal-estar, sendo que em 10 a 50% dos casos também pode ocorrer diarreia, vômito e dor abdominal.
Em crianças maiores e adolescentes, a gripe tem início abrupto, podendo apresentar: febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, mialgia, fadiga e tosse seca.

Gripe A

É uma doença transmitida pelo vírus influenza A/H1N1. É uma infecção igualmente contagiosa e apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, mas com maior intensidade. Geralmente manifesta-se entre 3 a 7 dias depois da infecção.

CUIDADOS ESSENCIAIS

• Imunização pela vacina (tanto da criança, como de pais, responsáveis e cuidadores);
• Lavar sempre as mãos;
• Manter brinquedos e objetos de uso comum limpos e higienizados com álcool em gel a 70%;
• Beber bastante líquido;
• Ter uma alimentação equilibrada.



Rua Minas Gerais, 2061 - Edifício Day Saúde, sala 309 - Cascavel-PR
Telefone: 45 3039-2006