Melhor idade

Terceira idade: tempo de dar mais atenção aos seus exames

Dr. Clovis Cechinel

Exames laboratoriais e de imagem podem diagnosticar, precocemente, doenças frequentes nos idosos

Em qualquer faixa etária, o cuidado com a saúde é essencial para se ter uma vida longa e tranquila. Entretanto, a partir dos 60 anos a atenção precisa ser maior, já que nesta idade qualquer doença ou alteração no organismo pode se tornar um problema grave. Assim, exames periódicos e uma visita regular a um geriatra, o médico da terceira idade, são fundamentais para a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida.
Os exames solicitados pelo geriatra são individualizados. Fatores como hábitos de vida, como, por exemplo, alimentação, atividade física, consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, além da hereditariedade e predisposições pessoais, vão determinar qual grupo de exames se faz necessário para cada idoso.
Alguns procedimentos, entretanto, são recomendados para todas as pessoas acima dos 60 anos. É o caso dos exames laboratoriais de sangue, que devem ser feitos pelo menos 1 vez no ano. Nos exames tradicionais é possível identificar o número de células no sangue, o nível de colesterol e açúcar, podendo, assim, identificar doenças como o diabetes e a anemia. É preciso ficar atento, pois muitas pessoas com mais de 60 anos apresentam altas taxas de colesterol e não sabem, uma vez que não existem sintomas para esta alteração.
Outras doenças comuns em idosos são o câncer de intestino e o de mama nas mulheres. Exames como mamografia e colonoscopia são indicados para o diagnóstico precoce destes tumores. Outros exames podem trazer informações importantes, como o eletrocardiograma, que avalia a atividade do coração e o exame de densitometria óssea, que detecta a osteoporose.

Dr. Clovis Cechinel
CRM-PR 20828
Clínica Médica RQE 16489
Geriatria RQE 21147
*Médico geriatra e clínico médico no Laboratório Alvaro