Prevenção

Endoscopia de coluna

Dr. Marcelo da Silva

Técnica avançada pode proporcionar melhora da qualidade de vida de pacientes com patologias de coluna

 

NÃO HÁ MOTIVOS PARA TEMER A CIRURGIA DE COLUNA

“CIRURGIA DA COLUNA?
NÃO É PERIGOSO, DOUTOR?”

Essa frase sempre rondou o consultório do cirurgião de coluna.
Muito desse medo da cirurgia vertebral vem do receio de que o procedimento piore o estado da coluna.
No entanto, há décadas a realidade tem sido muito promissora. Com boas técnicas, bons mestres e bons cirurgiões sendo formados, o panorama está muito melhor.
A tendência dos procedimentos cirúrgicos de todas as áreas é tornarem-se cada vez menos agressivos e com maior efetividade. As cirurgias para tratamento de cálculos de vesícula biliar, tratamento de infarto agudo do miocárdio, tratamento de obesidade mórbida, entre outras, evoluíram e são atualmente procedimentos pouco invasivos (como endoscopia e angioplastia) e com excelentes resultados.
A cirurgia da coluna é contemplada com técnicas minimamente invasivas há várias décadas, e essas técnicas vêm se aperfeiçoando continuamente. Chegamos a um patamar em que a cirurgia por vídeo consegue resolver boa parte das patologias degenerativas da coluna.

O QUE É A ENDOSCOPIA DA COLUNA?
Esse é um procedimento realizado com o auxílio de câmeras e instrumentos cirúrgicos que são introduzidos através de um pequeno orifício na pele, enquanto o cirurgião trabalha olhando numa tela de vídeo a imagem dos seus instrumentos e das estruturas a serem abordadas. Isso evita ter de fazer incisões grandes, deixando a recuperação pós-cirurgia muito mais confortável e com menos complicações. Além disso, costuma-se utilizar apenas sedação e anestesia local. Na maioria dos casos, não existe a necessidade de passar a noite no hospital; o paciente recebe alta algumas horas após o procedimento.
A melhor indicação dessa operação é para hérnias discais com sintomas que não melhoraram após o tratamento conservador, com fisioterapia e medicamentos. Porém, outras patologias degenerativas mais graves vêm pouco a pouco sendo tratadas pela técnica endoscópica com sucesso. Principalmente na região lombar, mas também na região da coluna torácica e cervical.

A ENDOSCOPIA DE COLUNA EM CASCAVEL  
Na década de 90, o querido Dr. Francisco Souza, um entusiasta e excelente artroscopista da nossa cidade, reconhecido em todo o Brasil, trouxe o seu amigo argentino Dr. Daniel J. de Antoni, da cidade de La Plata, para ministrar um curso sobre a técnica que engatinhava no mundo. Foram realizadas cirurgias num hospital da cidade para demonstração daquilo que iria evoluir para o que é atualmente, uma revolução na área de cirurgia de coluna. No entanto, enquanto a técnica continuava se desenvolvendo no mundo, ficou adormecida por muitos anos na cidade.
Em 2013, comecei a me interessar por esse tipo de procedimento e fui buscar capacitação de qualidade. Realizados vários cursos e aperfeiçoamentos, em 2016 fiz a minha primeira cirurgia de endoscopia da coluna aqui em Cascavel. Porém, a operação ainda era muito cara para a maioria dos pacientes, pois os convênios de saúde não cobriam o procedimento.
A técnica ficou mais acessível à maior parte da população em abril de 2021, quando a Agência Nacional de Saúde colocou a endoscopia de coluna como procedimento de cobertura obrigatória no rol dos planos de saúde. Isto é, os planos seriam obrigados a oferecer essa cirurgia contratualmente aos seus usuários. Dessa forma, 40 pacientes foram submetidos ao procedimento pela minha equipe nos últimos dez meses, podendo retomar a qualidade de vida que tinham antes da patologia.
Não há motivos para temer a cirurgia de coluna. Desde que esteja em mãos experientes e com boas técnicas, a chance de sucesso é imensa.

Planos de saúde agora oferecem cobertura para essa cirurgia minimamente invasiva

Dr. Marcelo da Silva
Ortopedista
CRM-PR 18909
RQE 14724
- Cirurgião da coluna
- Membro da Sociedade Brasileira de Coluna
- Graduado em Medicina pela UFPR
- Cirurgião da coluna pelo HUEC/Hospital Infantil Pequeno Príncipe de Curitiba
- Pós-graduado em Cirurgia Endoscópica da Coluna pela USP de Ribeirão Preto

Agendamento de consultas 45 3222-1440
@dr.marcelocoluna