Entrevistas

Cirurgia vascular: de varizes a obstruções das carótidas

Dr. Americo Kazuo Kawai

Dr. Americo Kazuo Kawai oferece procedimentos cada vez menos invasivos e de rápida recuperação

Nascido em 1971, filho de imigrantes japoneses produtores de flores em Atibaia - SP, foi criado no sítio, onde trabalhou desde criança até ir para a faculdade em 1992. Passou no vestibular da conceituada Unesp (Universidade Estadual Paulista) e cursou a graduação em Medicina, completando a formação com a residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Angiologia em 2002 na mesma instituição. A seguir, passou de aluno a médico especialista em Cirurgia Vascular e foi contratado pela faculdade exercendo também papel de docente dentro da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular sob a tutela do memorável Dr. Maffei, escritor do mais famoso tratado sobre sua especialidade.
A partir de 2005, após casamento com a Dra. Mariana Kawai, ortopedista e especialista em Medicina Chinesa e Medicina Integrativa de nossa cidade, se mudou para o Oeste do Paraná, onde continuou com cursos de especialização e obteve todos os títulos de especialista junto à SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) e ao CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) dentro de sua formação: cirurgia vascular, angiorradiologia e ultrassom com ecodoppler vascular. Já em Cascavel e com um casal de filhos, Pedro e Larissa, associou-se ao Instituto de Cirurgia Vascular em 2012 e continuou a exercer a medicina com primor e foco em procedimentos cada vez menos invasivos e de rápida recuperação, tratando, sem exceção, de doenças clínicas corriqueiras a doenças cirúrgicas de alta complexidade compatíveis às de grandes centros médicos na capital.
É professor na disciplina de Cirurgia da Vascular da FAG (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz), já foi docente da UNESP (Universidade Estadual Paulista) e continua o seu processo de formação, participando de cursos no Brasil e no exterior para melhor atender os seus pacientes. Amante dos esportes, usa seus momentos livres para viajar em família, estar em contato com a natureza e subir montanhas cada vez mais altas, almejando se aperfeiçoar sempre, pessoal e profissionalmente.
A cirurgia vascular é um dos ramos da medicina em que são tratadas doenças dos vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos. Excetuando o coração, essa especialidade cuida de tudo que envolve o sistema circulatório, englobando desde doenças mais simples, como varizes, até outras mais complexas, como obstruções das carótidas. Nela, encontramos subespecialidades, como a cirurgia endovascular, que promove o tratamento de doenças de alta complexidade através do uso de próteses, stents, ferramentas especiais e medicamentos injetáveis nos vasos sanguíneos, a fim de tratar condições graves como estenoses de carótidas, aneurismas de aorta e outras artérias, malformações vasculares, tumores e metástases, obstruções arteriais e venosas, síndromes genéticas com quadros vasculares, alterações de vasos renais e viscerais, e miomas uterinos (por meio de uma técnica diferenciada).
Essas cirurgias se caracterizam por serem minimamente invasivas, menos agressivas, de menor risco durante e após a cirurgia e de recuperação mais rápida. Também faz parte da especialidade o diagnóstico dessas doenças através de ecografias meticulosas e laboriosas, que rastreiam as patologias e possibilitam ao cirurgião vascular a programação pré-operatória quando essa for a indicação. Outra função do vascular é tratar de infecções e feridas em membros, principalmente os inferiores, com técnicas hoje modernas e únicas, além de constantemente estudadas e oferecidas pelos cursos realizados por esses especialistas. Além disso, temos as famosas varizes, tromboses venosas e linfedemas, patologias presentes no cotidiano do consultório desde o diagnóstico até o tratamento e seguimento. Na cirurgia vascular, também são cada vez mais frequentes avaliações pré-operatórias em que há risco aumentado de tromboses e embolias pulmonares, como em alguns procedimentos da cirurgia plástica e ortopédica, almejando maior segurança do paciente.

 

Dr. Americo Kazuo Kawai
CRM - PR 22551
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
RQE 187
Ecografia vascular com doppler
RQE 2716

- Formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista)
- Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Angiologia em 2002 na Unesp
- Pós-graduado em Cirurgia vascular, Angiorradiologia e Ultrassom com ecodoppler vascular
- Curso de especialização em Angiorradiologia e Cirurgia endovascular no Hospital Santa Casa de São Paulo (2013)
- 44º Veith annual Symposium on Vascular and Endovascular Issues - Nova Iorque (2017)
- CIRSE 2019 - Congresso da Cardiovascular and interventional radiological society of Europe em Barcelona (2019)
- “ACE +” - Programa de formação continuada em Angiorradiologia e cirurgia endovascular - Florianópolis (2022)
- Docente do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz e ex-professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista)
- Membro da SBACV - Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular