Prevenção

Quando posso colocar meu filho em pé? E incentivar a caminhar?

Silvia Tessaro

As crianças precisam ser estimuladas a vivenciar a postura em pé a partir de seus nove meses. Experienciar a postura enriquece muito seu repertório motor global e ainda prepara suas articulações e ajustes posturais para a marcha.

Crianças típicas ou atípicas (se não houver nenhuma contraindicação) podem e devem iniciar este treino em casa. No caso de crianças atípicas recomenda-se a postura por 60 minutos diários que podem ser divididos conforme a rotina familiar. A partir dos 12 meses a criança poderá iniciar seu aprendizado de marcha. Um movimento mais elaborado e complexo que requer uma demanda de cuidados pelos pais e ajustes posturais grandiosos para a criança.

Além dos benefícios motores, a postura em pé e marcha permitem ampliar sua cognição ao oferecer um novo posicionamento visual favorecendo a exploração do ambiente. Muito importante seguir as orientações do fisioterapeuta para a necessidade individual de cada paciente, pois mesmo com pouco controle cervical ou de tronco os pequenos precisam ficar em pé e treinarem a marcha. Nestes casos podem ser indicados usos de talas extensas, headpod ou apoios externos para auxiliar.

Silvia Tessaro
Fisioterapeuta
Crefito-8 111917-F

 

facebook/siltessaro
@clinicasilviatessaro

45 3227-1389
Rua Rio de Janeiro, 729, Cascavel-PR