Entrevistas

Novembro azul: câncer de próstata, um alerta necessário!

Dr. Malcom Brigo

As campanhas mensais de conscientização a respeito das neoplasias e de outras afecções, são de suma importância para a prevenção e tratamento de algumas doenças. Da mesma maneira que tivemos Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, neste momento, o NOVEMBRO AZUL visa alertar os homens a respeito desta importante patologia: o Câncer de próstata.

E por que se fala tanto na prevenção ao câncer de próstata?

Porque diferente de outras doenças ele é silencioso, ou seja, o homem no início não apresenta nenhum sintoma. Ele está com a micção normal, sem dor, nem sangramentos, também é muito comum os pacientes comentarem: “mas doutor, não estou sentindo nada de errado...”. Acontece bem assim mesmo, o tumor de próstata, necessita de rastreio para a sua identificação precoce, momento no qual o tratamento é mais fácil e com maiores chances de cura. Mas não é só por isso.

A neoplasia de próstata, é o segundo tumor que mais acomete os homens, atrás apenas das lesões de pele, com uma incidência esperada, de mais de 65 mil novos casos neste ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).  Também é a segunda neoplasia que mais leva os homens ao óbito, além de diminuir muito a qualidade de vida em casos mais avançados.

E quais são as causas?

- A idade é um fator de risco isolado, e a partir de 45 a 50 anos ele aumenta.

- Os hábitos alimentares, obesidade e estilo de vida: carnes vermelhas, consumo de gorduras e alimentos processados, tabagismo e etilismo levam a uma maior incidência.

- A genética: indivíduos em que os pais, tios ou irmãos tiveram câncer de próstata, têm muito mais chance de também desenvolverem a doença.

Assim, é sugerido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que todo o homem com mais de 50 anos ou 45 anos com história familiar positiva, procure um urologista para a realização do toque retal e exames de sangue, incluindo o PSA.

É verdade que ainda existe muito preconceito, mas aí encontramos grandes aliadas: as esposas, namoradas e parceiras...  Sim, elas costumam ajudar no convencimento para marcar a consulta médica, pois querem seus companheiros bem e saudáveis.

E temos uma ótima notícia: o tratamento precoce eleva a chance de CURA para mais de 90%, sendo que hoje com as novas tecnologias, como a cirurgia robótica, tem-se diminuído cada vez mais as possíveis sequelas.

 

Novembro azul,
é a hora do homem se cuidar.

 

@dr.malcombrigo_urologista
45 3224-2020

Rua Souza Naves, 3378 - Centro -  Cascavel-PR

Diretor Técnico Médico - Dr. José Barbosa Mendes Jr. - CRM-PR 10621 / RQE 1960