Saúde Bucal

Tire suas dúvidas sobre DTM

O que é ATM?
Para falar sobre DTM, primeiramente é preciso falar de ATM (Articulação Temporomandibular). Localizada entre a mandíbula e o crânio, logo à frente do ouvido, essa articulação é responsável pelos movimentos de abrir e fechar da boca e funções como mastigar, falar e engolir.

O que é DTM?
A DTM é a abreviatura de Disfunção Temporomandibular, ou seja, refere-se às desordens ou distúrbios que acometem as ATMs e/ou os músculos da mastigação.

Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns de DTM são: estalos nas ATMs, dificuldade, dor ou limitação para abrir ou fechar a boca, travamento da mandíbula, zumbido no ouvido, dores na face e região cervical, cansaço muscular da face, dor de cabeça, entre outros.

Quais as causas?
Não existe uma causa específica para a DTM, mas alguns fatores podem desencadear ou agravar a disfunção: Os principais são: estresse, ansiedade, tensão muscular, bruxismo (o ranger de dentes durante o sono), predisposição genética para dores crônicas, hábitos como roer unhas ou mascar chicletes e acidentes ou quedas nas quais a mandíbula é lesionada.

Como tratar?
Como a DTM é um problema multifatorial, o tratamento geralmente inclui autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, entre outros métodos. Em alguns casos de alterações específicas nas ATMs, pode ser indicada a cirurgia. Entretanto, o procedimento só poderá ser definido após o diagnóstico correto da disfunção.

Qual profissional devo procurar?
O profissional de odontologia é quem trata a DTM e vários outros distúrbios que possam causar dores na face. Por isso, se você suspeita ser portador de DTM, procure um cirurgião-dentista o quanto antes para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.