Bem-Estar

Conheça os diferentes tipos de tomate para combiná-los nas receitas e aproveitar melhor os benefícios do alimento

Você sabe quais e quantos são os tipos de tomate? A famosa fruta compõe as mais variadas receitas de saladas. É um dos orgânicos queridinhos para acompanhamentos saudáveis. Apesar das diferenças que o alimento apresenta, o fruto oferece muitos benefícios para o organismo quando incluído no cardápio diário. Cada tipo de tomate tem características específicas e pode ser combinado de maneira distinta nos preparos com a fruta. Descubra agora como reconhecê-los!

1. Tomate Débora é bem aguado e rico em sementes
Em comparação com outros tipos, o tomate Débora é menos ácido por ser mais aguado e também possui maior quantidade de sementes na polpa. É fácil combinar o fruto nas refeições devido à versatilidade que apresenta. Aproveite para fazer molhos, saladas e até a versão seca do alimento.

2. Tomate italiano (ou tomate Roma) é comprido e carnudo
Apesar de o nome remeter à Itália, o tomate Roma é originário das Américas! A fruta é bem comprida e apresenta uma carne mais grossa, além de um gosto doce, porém encorpado. O tomate italiano Taeq é ótimo para conservas ou para o preparo de molhos para massas por ter menor quantidade de líquido e sementes. Cuidado, pois ele pode estragar muito rápido!

3. Tomate cereja é pequeno e tem sabor adocicado
Esse tipo de tomate parece mesmo com uma cereja! Por ser pequeno e redondo, ele lembra bastante a fruta vermelha, da qual vem o nome. O tomate cereja Taeq é bem docinho e refrescante por ter maior concentração de líquido do que os outros tipos e ele combina muito com saladas de alface em dias mais quentes. Também é possível usá-lo como aperitivo em pratos de entrada ou no preparo de massas e risotos. As crianças adoram!

4. Tomate Pera varia em cores e tem formato de lágrima
O tomate Pera Taeq possui formato de lágrima, como a fruta, mas é menor e tem gosto doce. O orgânico maduro pode variar em cores, entre amarelo, laranja e vermelho. O alimento combina muito com saladas e também na composição de sanduíches. Vale a pena apostar!

5. Tomate Caqui é considerado o maior tipo de tomate
Bem grande, redondo e vermelho, o tomate caqui tem gosto bem forte, apesar de doce. É uma ótima opção para compor o famoso molho à campanha (ou vinagrete) e outros tipos de salada.

6. Tomate Salada (ou tomate Carmem) é grande e tem polpa mais rígida
Um dos tipos de tomate mais conhecidos pelo Brasil afora por durar bastante! O fruto é grande, possui polpa mais rígida que os outros e tem certa acidez. Apesar de o nome já dizer isso, o tomate Salada Taeq é muito indicado para o preparo de acompanhamentos com alface e outras hortaliças. Por ser grande e não muito aguado, quando recheado com Queijo Mozzarela de Búfala Taeq fica uma delícia!

7. Tomate Holandês possui gosto doce e pouco ácido
Menor do que o tomate Salada e maior que o tipo Cereja, o tomate Holandês é bem redondinho, tem sabor doce e pouca acidez. O orgânico é comercializado em ramos e é muito usado para decorar ambientes. Na cozinha, funciona muito bem em risotos e saladas. Atenção na hora de comprá-lo, pois os ramos marrons indicam que o alimento está passado!

8. Tomate Sweet Grape é pequeno e comprido
O tomate Sweet Grape é um dos tipos de tomate pequenos. Com o mesmo formato que o italiano, o fruto é bem menor, apesar de bem encorpado. Ele apresenta sabor doce e é muito utilizado para preparos que envolvam frios, como queijos e ervas. Usá-lo em molhos pode ser ruim devido ao gosto doce.


Fonte: Taeq