Saúde da Mulher

A idade da mulher e o sucesso da Fertilização In Vitro

Ginoferty - Clínica de Medicina Reprodutiva

Mesmo aumentando consideravelmente as chances de sucesso na gravidez, os resultados com a Fertilização In Vitro (FIV) também são afetados pela idade da mulher.
Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides pelo resto da vida, as mulheres já nascem com todos os seus óvulos, ou seja, não ocorre a produção de novos gametas ao longo da vida. Com o passar dos anos, a quantidade e a qualidade dos óvulos vão ficando comprometidas, diminuindo ainda mais a chance de gravidez, seja natural ou assistida.
Na FIV, o processo de fecundação do óvulo e o início do desenvolvimento do embrião são feitos em laboratório. E quando esse processo é bem-sucedido, os embriões obtidos são transferidos para dentro do útero, onde se espera que pelo menos um se implante e evolua como em uma gravidez natural. Mesmo que essa técnica aumente consideravelmente as chances de sucesso, ela ainda pode variar devido a diversos fatores, sendo a idade um dos principais.

Veja as mudanças ocorridas em cada faixa etária:

• Entre os 20 e 30 anos de idade

Nesta faixa etária a mulher está em seu pico de fertilidade e isso faz com que as taxas de sucesso por ciclo de FIV sejam bem altas, superiores a 50%.

• Entre os 31 e 42 anos de idade

Após os 30 anos, e, especialmente, após os 35, a fertilidade da mulher começa a diminuir. A FIV, com a estimulação da ovulação, consegue ter uma eficácia entre 20% e 40%.

• Após os 42 anos de idade

Com a proximidade da menopausa, a fertilidade da mulher reduz significativamente. E, as chances de sucesso, mesmo com a colocação de quatro embriões, ficam muito menores. Aos 43 anos, a taxa de sucesso do tratamento já está abaixo dos 5%.
Por isso, em alguns casos, pode-se realizar o tratamento de Fertilização in vitro com óvulos doados anonimamente por uma mulher mais jovem.
Se você ainda tem dúvidas, agende uma avaliação com um profissional especialista em medicina reprodutiva.

 

Dr. Fernando Rodrigues Santos
CRM-PR 13852
Ginecologia e Obstetrícia - RQE 6967
Reprodução Assistida - RQE 27095

Dra. Cristiane G. Gobo
CRM-PR 14230
Ginecologia e Obstetrícia - RQE 6882
Reprodução Assistida - RQE 27053


www.ginoferty.com.br
@ginofertyclinica


Cascavel: Rua Minas Gerais, 2554 | Centro
Foz do Iguaçu: Rua Padre Montoya, 323 | Centro

Dr. Fernando R. Santos - Diretor Técnico Médico - CRM-PR 13852 / RQE 6967