Saúde da criança

“Cada criança tem seu tempo!” Será mesmo?

Silvia Tessaro Reabilitação Neurológica

É necessário muito cuidado com esta frase. Pois, apesar de sermos seres únicos nossos processos de desenvolvimento seguem ordens e períodos esperados para acontecer. O desenvolvimento infantil é multifatorial sim e irá depender de diferentes características que influenciarão no aprendizado de seu repertório motor e cognitivo. Cada criança aprenderá sob um ambiente exclusivo, com carga genética individual e com contextos globais específicos de aprendizagem. Porém, precisamos salientar que existem períodos ou janelas para cada faixa etária que norteiam o esperado para cada período. Eles servirão de alicerce para visualizar o desenvolvimento esperado para todas as crianças. Não são períodos fixos, mas sim um plano de progresso gradual com desafios bem importantes que demarcam a grande conquista na autonomia e controle motor global.

É preciso reforçar a importância da vigilância e acompanhamento com marcos de habilidades e de desenvolvimento. Quando uma criança não consolida habilidade esperada para o período, por exemplo, um bebê que não conseguir sentar-se independente até os 10 meses, certamente necessitará de acompanhamento de fisioterapia. Assim como em habilidades norteadores da fala e cognição, os pais precisarão buscar por tratamento o mais precoce possível para ampliar os imputs adequados e favorecer a conquista desta habilidade.

Ao surgir dúvidas em quaisquer áreas de desenvolvimento de seu bebê procure orientações de seus médicos e o quanto antes inicie estimulação com profissionais de confiança para auxiliá-los no processo. Imagine uma pepita de ouro que precisa ser lapidada com ferramentas certas e com profissionais que permitam o melhor aproveitamento desta preciosidade!

 

facebook/siltessaro
@clinicasilviatessaro

45 3227-1389
Rua Rio de Janeiro, 729, Cascavel-PR