Saúde da Mulher

Gestação e endocrinologia! Você precisa dessa parceria!

Dra. Milena Colombo Bruno

Já ouviu falar que podemos nos preparar para a gestação por meio da consulta e suporte do médico endocrinologista?
Algumas doenças endocrinológicas são muito comuns nessa fase da vida, e saber que elas existem pode levar ao diagnóstico e tratamentos precoces! As alterações metabólicas mais frequentes são as de glicemia ("glicose elevada no sangue"): Diabetes Gestacional. Aparece geralmente na segunda metade da gravidez. Mas, o diagnóstico já pode ser feito no primeiro trimestre de gestação, com o exame glicose de jejum, ou, entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação, em que é realizado o teste de tolerância oral à glicose.

Quais as chances de ter diabetes gestacional?
Ter familiares com diabetes, apresentar obesidade ou ganho de peso excessivo na gestação, idade materna avançada, gestação gemelar, hipertensão arterial e ter tido diabetes gestacional anteriormente.

Quais os riscos para mãe e o bebê?
Há aumento do risco de macrossomia (peso do bebê maior que 4 kg), que pode dificultar o parto normal. Complicações obstétricas, como: aumento do líquido amniótico (polidrâmnio), parto prematuro, aumento da pressão arterial na mamãe e maior frequência de cesarianas, podem ocorrer.

E pacientes com diabetes antes da gestação?
O cuidado é redobrado! Avaliar as medicações já utilizadas, estar em dia com os exames de glicose e hemoglobina glicada, ajudam a reduzir o risco de malformações fetais, parto prematuro, e até aborto! É necessário um bom controle para gestar, e assim que engravidar, consultar um endocrinologista!

Qual é o tratamento?
Tanto para o diabetes gestacional, quanto para o diabetes prévio a gestação (tipo 1 ou tipo 2), o tratamento exige melhora nos hábitos alimentares, realizar exercícios físicos e o uso (se necessário) de insulina.

Como prevenir?
Preparar-se para essa fase tão importante na vida da mulher, envolve estar em dia com a saúde!  Manter o peso adequado, tratar previamente o sobrepeso e a obesidade, iniciar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, e principalmente, buscar profissionais como endocrinologista, nutricionista e obstetra pode ajudar no planejamento e garantir uma gestação sem maiores preocupações, cuidando da sua saúde e de seu bebê.

 

Dra. Milena Colombo Bruno

CRM-PR 30159 / RQE 23421
• Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
• Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste)
• Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
• Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
• Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 

@dra.milenacolombo

Clínica Endonutri
45 3037-6844 | whats 99935-6822

Rua Minas Gerais, 1932 - Sala 205 - 2° andar - Ed. Unique - Centro - Cascavel - PR 

Dr. Diego Henrique Oliveira - Diretor Técnico Médico CRM-PR 23608 / RQE 2087