Bem-Estar

Pitaya

6 incríveis benefícios e como comer

Um dos benefícios da pitaya é ajudar a emagrecer, por ser uma fruta pobre em calorias e rica em fibras, mas ela também tem outros benefícios, especialmente relacionados ao seu poder antioxidante. Essa fruta ainda protege as células, ajuda na digestão, na pressão e combate a anemia porque é rica em vitaminas e minerais. 

A pitaya tem sua origem na América Latina e é o fruto de um tipo de cacto, sendo considerada uma fruta tropical de sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão.

Principais benefícios

• Proteger as células do organismo, pois é rica em antioxidantes que agem contra o câncer;

• Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;

• Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;

• Regular o intestino, pois tem oligossacarídeos, fibras que combatem a prisão de ventre;

• Regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;

• Combater a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

No Brasil, a pitaya pode ser encontrada de dezembro a maio na região sudeste. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.

Pitaya ajuda a emagrecer? 

Além destes benefícios,a pitaya também pode ajudar a emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que estimula o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite.

A pitaya tem ainda uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Tipos de pitaya

Existem 3 principais variações da fruta:

Pitaya branca: tem casca rosa e é branca por dentro, sendo a mais fácil de encontrar no Brasil;

Pitaya vermelha: tem uma cor rosa avermelhado por fora e é rosa-vermelho-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil;

Pitaya amarela: tem a casca amarela e é  branca por dentro, sendo mais comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Todas elas contêm inúmeras sementes pretas comestíveis distribuídas em toda sua polpa.

Como comer a fruta

Para comer a pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e comer somente a sua polpa. A polpa da pitaya também pode ser usada em saladas, para preparar suco ou vitamina, geleias, sorvetes ou doces.

Sorvete de pitaya

Esta receita de sorvete de pitaya é boa para emagrecer porque não tem açúcar, e a pitaya é uma fruta com poucas calorias, que ajuda a controlar o apetite e acelera o metabolismo.

Ingredientes:

• 2 xícaras de polpa de pitaya
• Adoçante em pó a gosto
• 1 xícara de creme de leite light
• 4 claras em neve
• Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e colocar em uma vasilha com tampa. Levar ao freezer por cerca de 2 horas. Bater com o auxílio de uma batedeira e voltar ao freezer até a hora de servir.

A pitaya ajuda a emagrecer, a regular o intestino e facilitar a digestão.

Informação nutricional da pitaya

Quantidade por 100 g da polpa de pitaya

Energia - 50 calorias
Água - 85,4 g
Proteínas - 0,4 g
Gorduras - 0,1 g
Carboidratos - 13,2 g
Fibras - 0,5 g
Vitamina C - 4 mg
Cálcio - 10 mg
Fósforo - 16 mg

Além de todos os benefícios e vitaminas, a pitaya tem poucas calorias, sendo uma fruta muito boa para se incluir em dietas de emagrecimento.

Fonte: www.tuasaude.com/beneficios-da-pitaya/