Bem-Estar

Exercício físico no inverno

O friozinho do inverno é um convite para ficar mais tempo na cama e, mais ainda, bem longe da academia. Mas poucos sabem que esta época é a melhor do ano para praticar atividades físicas. Fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. É o que garante o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), órgão ligado à Secretaria estadual de Saúde de São Paulo. Segundo o especialista, o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido.

Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país — defende Oliveira.

Outra consequência é o aumento do apetite. Quanto maior a sensação de frio, maior a fome. Isso ocorre porque, para manter a temperatura básica do organismo, o metabolismo precisará acelerar o seu funcionamento, o que pode ser até cinco vezes o normal.

Ainda de acordo com o pesquisador, no inverno, as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoada, sopa; por isso, segundo ele, é importante praticar os exercícios, lembrando sempre da importância do alongamento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves.

Mas não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente de uma alimentação adequada-completa Oliveira.

Ele lista alguns cuidados necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;

O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar;

Hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no verão, o corpo perde líquido através da transpiração. 

Texto: Morgana Lovato Cantarelli - Fonte: www.corpoacao.com.br

 

3 exercícios físicos para fazer no inverno

Pedalada

A bicicleta é uma maneira encorajadora de enfrentar os exercícios físicos. Aliás, é uma ótima pedida para quem está começando a se exercitar! Além disso, dar uma pedalada contribui na definição dos músculos, na perda de calorias, melhora na frequência cardíaca e poupa todo o estresse do trânsito! 

Treino Funcional

Este exercício físico é um treino mais dinâmico, ótima pedida para o inverno, já que foge do convencional treino de musculação. As séries da atividade não são fixas, deixando o funcional mais diversificado. Além disso, o treinamento melhora a autoestima, o equilíbrio, coordenação motora, postura, flexibilidade, entre outros.

Natação

Que tal aproveitar aquela piscina aquecida para esquentar o corpo enquanto faz exercício físico? A natação ajuda na melhora da respiração, que acaba sendo afetada pelo inverno, fortalece os músculos, melhora o colesterol e eleva a autoestima!

Texto: Wikihaus - Fonte: wikihaus.com.br/blog