Prevenção

Você conhece o RTA?

Silvia Tessaro Reabilitação Neurológica

Se não conhece venha conosco nessa leitura que vamos te apresentar

O método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) é uma abordagem manual da fisioterapia que melhora a ventilação pulmonar, ajuda na remoção de secreções pulmonares e promove a reorganização e coordenação correta da musculatura da caixa torácica. É indicado em casos de doenças respiratórias ou desequilíbrio no tórax. Este trabalho possibilita melhora da eficiência da resposta na ativação da musculatura que envolve a respiração como um todo em todas as atividades funcionais.

As disfunções respiratórias, por sua vez, apresentam no tórax alterações posturais, sequelas musculares entre outras alterações sensoriais importantes. É com esse objetivo de alcançar o alongamento, fortalecimento dos músculos respiratórios e facilitar a adequação da tonicidade muscular, que os manuseios do RTA são elaborados para cada paciente de forma individualizada.

Pacientes que apresentam alterações de padrões neurológicos são, na maioria das vezes, pacientes respiratórios crônicos, o que ocasiona uma disfunção da ventilação pulmonar, por resposta ineficaz da musculatura toracoabdominal. Otimizando as respostas dessa musculatura de tronco, promovemos uma facilitação de funções como a alimentação, higiene pessoal, fala, excreção e reações de equilíbrio e retificação.

Quando abordados esses distúrbios respiratórios de forma integral, é possível obter uma reabilitação da função respiratória, reintegrando respiração as atividades sensório-motoras globais, oferecendo ao paciente melhor qualidade nas suas atividades de vida diária. Valorizando suas potencialidades reduzindo o esforço muscular respiratório em todas as suas demandas.

O manuseio é dinâmico não isolado, e a terapia vai evoluindo de acordo com as respostas obtidas através de cada estímulo dado a essas musculaturas, para isso junto com as técnicas manuais, são utilizados ajustes posturais, uso de artefatos para posicionamento adequado do paciente.

Os grandes objetivos do RTA são:
• Redução do esforço muscular respiratório;
• Remoção de secreções;
• Desbloqueio do tórax;
• Reintegração das atividades respiratórias e não respiratórias;
• Gerar mudanças no estado físico frente às agressões biológicas e emocionais.

O tratamento do RTA não é indicado apenas para indivíduos com alterações respiratórias, mas também para pessoas com disfunções geradas por estresse, alterações posturais, cirurgias de refluxo gastroesofágico, entre outras. Indivíduos saudáveis também podem melhorar sua performance no que diz respeito às atividades esportivas, artísticas e laborais.


Silvia Tessaro
Fisioterapeuta - Crefito-8 111917-F 

facebook/siltessaro
@clinicasilviatessaro

45 3227-1389
Rua Rio de Janeiro, 729, Cascavel-PR