Saúde e Beleza

Acne precisa de tratamento

Bioativa Farmácia de Manipulação

Na Dermatologia, uma das patologias mais frequentes é a Acne Vulgar. Ocorre principalmente em adolescentes, ambos sexos, praticamente quase todas as raças; pode recidivar na vida adulta. Ocorre na face, ombros e porção superior do tórax.

Trata-se de um quadro inflamatório crônico da unidade pilossebácea.

Geralmente tem início na puberdade devido ao aumento na liberação dos hormônios, principalmente os andrógenos, que atuam na glândula sebácea (unidade pilossebácea), desencadeando uma série de processos inflamatórios; também à proliferação da bactéria Cutibacterium acnes, presente no folículo junto à glândula sebácea.

CLASSIFICANDO A ACNE VULGAR:

- GRAU l: comedões, vulgo cravos;

- GRAU II: comedões abertos, pápulas e pústulas;

- GRAU III: comedões abertos, pápulas e pústulas, seborreia e nódulos furunculoides;

- GRAU lV: lesões mais intensas, abscessos, nódulos que coalescem, cistos e cicatrizes bem evidentes;

- GRAU V: mais raro, com surgimento de febre súbita e outros sinais e sintomas.

OUTROS TIPOS DE ACNE:

Acne infantil, pós-adolescência; acne androgênica (em mulheres tem como principal causa ovários policísticos); acne escoriada (por contactantes, como exemplo alguns cosméticos); acne por medicamentos tópicos (corticoides); acne por fricção; acne estival (principalmente no verão); acne ocupacional; acne por drogas e medicamentos androgênicos (com exemplo os esteroides anabolizantes).

Quanto a causas alimentares há discussões, mas sabe-se que alimentação rica em açúcares desencadeia uma série de mecanismos que pioram a acne.

Os tratamentos disponíveis são de uso tópico e/ou via oral (como antibióticos e outras classes de medicamentos, isotretinoína); ultimamente, dando-se importância ao uso de probióticos também.

Os tratamentos deverão ser realizados conforme a necessidade individual.

O “dito” antigo de que “espinha” é decorrência normal da idade e, com a idade passa... mudou de avaliação há anos. Se não tratadas ou, se tratadas inadequadamente as formas de acne, podem gerar cicatrizes inestéticas importantes, causando impactos negativos na autoestima, principalmente em adolescentes.

Dra. Ivana Mari Rusch
Dermatologista
CRM-PR 11698 / RQE 3568
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

facebook/Farmácia Bioativa
@bioativapr

BIOATIVA CASCAVEL/PR
Rua Carlos de Carvalho, 4004 - Centro          
(45) 3225-2751 | whats (45) 3036-6450 

BIOATIVA TOLEDO/PR
Lago São Vicente de Paulo, 1363 - Centro
whats (45) 3252-4889