Pets

Cuidado redobrado com seu pet idoso no frio

Saúde Animal

Brrrrr! Cai a temperatura e aumenta a preocupação! Tem pet idoso por aí? Apesar de variar de acordo com animal e raça, a atenção deve ser maior quando eles completam sete anos.  Especialmente no inverno, algumas complicações podem aparecer. Preste atenção aos sinais: seu gato ou cachorro está mais quietinho ou mais irritado? Demonstra mais lentidão e dificuldade em movimentos corriqueiros? Aumentou o tempo de repouso? Sinal vermelho!

Então, não deixe de adotar os seguintes cuidados:

Mantenha-o aquecido
Sim, seu animalzinho sente frio! E se já estiver na terceira idade pode sentir ainda mais porque possui mais dificuldade para regular a temperatura corporal. Então, se o bichinho aceitar roupinhas, é a hora ideal de usar. Se não, cuide para deixar o ambiente quentinho, com uma cama mais forrada, macia e com cobertores.

Que tal uma caminhadinha?
O frio pode levar seu pet idoso a ter mais dores articulares e, como já se trata de um organismo “velhinho”, isso se agrava. Manter uma rotina com exercício físico, ainda que leve, o ajuda a não ficar com as articulações tão enrijecidas.

Água relaxante!
Banho quentinho (com temperatura entre 30 e 35ºC) é uma terapia! Relaxa a musculatura, estimula o metabolismo e funciona quase como um “analgésico” para a dor. Assim, seu pet vai ter mais facilidade de se movimentar.

Leve-o ao veterinário para um check up!
Pelo menos de 6 em 6 meses! Ainda mais se seu pet idoso já tem sinais mais evidentes de debilitação. O profissional vai te ajudar a dar mais qualidade de vida ao animalzinho e adequar a rotina de acordo com a raça!

Alimentação
A obesidade é muito comum na vida de pets idosos. O metabolismo desacelera e a disposição para gastar energia já não é mais a mesma. Fortaleça o sistema imunológico reajustando a alimentação para que seja completa e equilibrada.

Vacinação
Sim, com a chegada do inverno, seu animalzinho também deve se vacinar contra a gripe. É essencial garantir que todas as vacinas estejam em dia: os cães podem tomar a vacina contra gripe canina. Já para os gatos, a vacina mais importante no inverno é a quádrupla felina. Converse com seu veterinário para saber mais.

 

Dr. Naure Rodrigo Souza
Médico Veterinário CRMV-PR 7530 (Responsável Técnico)
Pós-Graduado em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Pós-Graduado em Clínica Médica de Felinos
Pós-Graduado em Cirurgia Reconstrutiva e Oncologia

Dra. Danielli Viganó
Médica Veterinária CRMV-PR 7529
Anestesiologista

@saudeanimalcascavel
www.clinicasaudeanimal.com

45 99936-9132 45 3038-3803
Rua Pio XII, 1596, Centro, Cascavel-PR