Saúde Bucal

Escovar os dentes sozinho: Qual a idade certa de passar essa responsabilidade aos filhos?

Harmony Kids

Quem é pai ou mãe sabe: os filhos crescem muito rápido e, com isso, a independência e a vontade de fazer tudo sozinhos também. Porém, os cuidados com a higiene oral devem ser realizados pelos pais até que a criança tenha a habilidade motora suficiente para escovar os dentes, a língua e passar o fio dental sozinha.

Para os pequenos, realizar uma simples tarefa do dia a dia sem ninguém ao lado é um grande passo. Apesar de muitos já se sentirem maduros o suficiente para higienizar os dentes sozinhos, os pais devem sempre supervisionar e, se necessário, complementar a escovação. É importante que elas treinem em casa para desenvolver hábitos saudáveis, mas sempre com a ajuda dos pais ou cuidadores.

Por volta dos oito anos a criança já pode começar a realizar a sua higiene bucal de maneira independente. “Minha orientação aos pais é: quando seu filho (a) conseguir escrever manuscrito, ele (a) já possui capacidade  motora suficiente para escovar os dentes sem ajuda, porém é bom sempre supervisionar”.

Claro que tudo isso depende muito da criança. Cada uma tem seu desenvolvimento individual. E não podemos esquecer que crianças acabam tendo preguiça de escovar os dentes e podem não caprichar muito na escovação. Por isso, a presença dos pais é sempre importante, seja para complementar a escovação, passar o fio dental ou apenas conferir se a criança está escovando direitinho.

“Aqui no consultório desde cedo fazemos o procedimento de evidenciação de placa bacteriana. Aplicamos nos dentes um produto que pinta a sujeira (tinta mágica)  que chamamos de placa bacteriana. Então, mostramos para as crianças e os pais a melhor técnica e o tempo necessários para limpar os dentes, e que regiões precisam de mais atenção durante as escovações sem esquecer nenhum lugar.”


Dra. Bruna Comin Karvat
CRO-PR 28020 - Cirurgiã-Dentista
• Odontologia - Universidade Paranaense (Unipar)
• Especialização em Odontopediatria - Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas (SP)
• Habilitação em Sedação com Óxido Nitroso - Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas (SP)


@clinicaharmonykids
45 3099-0900 | whats 99990-1691
Rua Antônio Alves Massaneiro, 490, Cascavel-PR
Responsável Técnico CLM - CRO/PR 4477