Saúde do Homem

A idade da pedra acabou!!!

Dr. Malcom Brigo

Todos sabemos que os cálculos renais (pedras nos rins) são um dos responsáveis pelas dores súbitas de maior magnitude que os pacientes previamente hígidos podem apresentar.

De maneira inesperada, surge a cólica intensa, geralmente iniciada na região lombar e depois irradia para frente do abdômen. Aí já viu: náuseas, vômitos, mal-estar e sensação de desmaio acompanham essas dores insuportáveis.

- Rápido, vamos para a emergência tomar medicação na veia.

- Ufa! Parece que passou, mas espera, está voltando...Os cálculos renais estão presentes em até 10% da população adulta e felizmente a maioria são pequenos e serão eliminados com a ingesta de líquidos aumentada. Contudo, uma porção destes, os maiores que cinco milímetros (5 mm), estão lá assintomáticos, só esperando o tempo de “atacar”.

Com a evolução da tecnologia, os novos aparelhos de endoscopia urológica (nefroscópios flexíveis) e a tecnologia a laser (Holmium Laser) têm trazido agilidade, eficácia, conforto e segurança no tratamento das pedras nos rins, sem a necessidade de cirurgias abertas, resultando em alta precoce do paciente.

O Holmium Laser fragmenta o cálculo até pulverizá-lo e, dessa forma, a chance do paciente sair do procedimento sem nenhuma pedra é muito maior, sendo que voltará às atividades habituais, ao trabalho e à realização de exercícios físicos, muito mais rápido.

Procedimentos convencionais (cirurgias abertas e litotripsias externas) ainda tem lugar em casos selecionados, e o tratamento de cálculos deve ser individualizado e discutido com o urologista. Mas, sem dúvida, podemos afirmar que com a tecnologia do Holmium laser e a utilização dos endoscópios flexíveis, a idade da pedra acabou.

Dr. Malcom Jones Krummenauer Brigo
CRM-PR 20369 Urologia - RQE 13748
- Médico Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
- Professor de Urologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
- Preceptor de Urologia nas Residências Médicas em Cirurgia Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e do Hospital São Lucas.
- Preceptor de Urologia na Residência Médica em Oncologia Cirúrgica do Hospital do Câncer  (UOPECCAN)
- Médico Urologista da Master Clínica, Cascavel


@dr.malcombrigo_urologista

45 3224-2020
Rua Souza Naves, 3378 - Centro - Cascavel-PR
Diretor Técnico Médico - Dr. José Barbosa Mendes Jr. CRM/PR 10621 - RQE 1960