Notícias

Após mais de dez anos em constante formação e evolução, Nandressa Riso reforça o time da Renalclin

De Araçatuba, no interior de São Paulo, para o Oeste paranaense. Na bagagem, uma jornada de esforços, desafios e experiências. Depois de onze anos em constante formação e evolução, a nefrologista Nandressa Dayna Mendes Riso firmou suas raízes em solo cascavelense para reforçar o time da Renalclin, clínica especializada no diagnóstico e tratamento de doenças dos rins e vias urinárias, terapia de hemodiálise e transplante renal.

A trajetória da profissional na área da saúde começou com uma primeira formação em Fisioterapia, mas após finalizar o mestrado, e já a caminho do doutorado, surgiu a oportunidade de realizar um sonho antigo: a Medicina. A aprovação chegou como uma surpresa e Nandressa começou a graduação em 2009 na Universidade de Marília (Unimar), também em São Paulo. Desde então, ela não desperdiçou oportunidades de fazer a diferença e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Exemplo disso é que, em 2012, no quarto ano do curso, decidiu expandir as fronteiras e desembarcou em Barcelona, na Espanha, para realizar um estágio prático em Medicina Interna no Hospital de lá Santa Creu i Sant Pau, tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O período de um mês na capital da Catalunha despertou o interesse pela Nefrologia, especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Mais tarde, um pouco antes da conclusão da graduação, Nandressa foi aprovada em primeiro lugar em um concurso público da prefeitura de Cascavel. Formada, em 2015, ela chegou à Capital do Oeste e trabalhou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tancredo Neves e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A busca pela especialização veio em 2017 e a profissional recalculou a rota para a capital paranaense. Cursou os dois anos de clínica médica no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Na sequência, iniciou a especialização de Nefrologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em sua formação, passou algumas etapas na Fundação Pró-Renal e também pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez sua formação em transplante renal. "Durante a formação da clínica [médica], principalmente passando pelas UTIs e vendo os casos renais mais graves, surgiu essa vontade de aprender. Vi que [a Nefrologia] era uma especialidade bem completa. Tratar o paciente renal, envolve uma compreensão de todas as áreas, como Endocrinologia e Reumatologia", destaca. 

Com a formação concentrada em centros de referência em Nefrologia, Nandressa absorveu aprendizados de profissionais renomados da área no Brasil e conheceu, na prática, todas as sub-áreas da especialidade. "Foi uma experiência transformadora. Estar no Hospital de Clínicas, em Curitiba, me permitiu ter vivências de como a Nefrologia pode ajudar a prolongar a vida de um paciente terminal, mesmo com câncer, de maneira a trazer menos sofrimento.

Estar no transplante em São Paulo me deu a oportunidade de ver uma pessoa que transplantou com 23 anos completar 72 anos de vida, ou seja, 49 anos de transplante e graças a isso conseguir casar, ter filhos e netos. É uma experiência única", afirma.

Atualmente, Nandressa sente-se honrada e agradece pela oportunidade de fazer parte da equipe médica da Renalclin. Em função das parcerias da clínica, também realiza atendimentos aos doentes renais internados nos hospitais São Lucas, Nossa Senhora da Salete, Policlínica e Uopeccan. Diante desse cenário, o atendimento humanizado é o que rege a filosofia de trabalho da nefrologista. 

"Não tem como fazer Nefrologia e não olhar o paciente como um todo. É extremamente importante saber até que ponto intervir, interferir. Gosto dessa filosofia de promover a saúde, tentar minimizar ao máximo os danos e sofrimentos, e oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.”  

 

Dra. Nandressa Mendes Riso
CRM-PR 33627
Nefrologia - RQE 28451
Clínica Médica - RQE 27987
Formou-se em Medicina pela UNIMAR  Universidade de Marília
Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital do Rocio
Residência Médica em Nefrologia pelo Complexo Hospital de Clínicas da (UFPR)
Mestre em Ciência Animal com ênfase em Fisiopatologia
Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia