Entrevistas

Especialista em endocrinologia

Dra. Milena Colombo Bruno

Doutora Milena Colombo Bruno nasceu, cresceu e morou em Cascavel até completar o ensino médio. Em 2006, mudou-se para Curitiba para estudar Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Após o término da faculdade, retornou a Cascavel para cursar sua primeira residência em Clínica Médica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), 2013 a 2015. No ano de 2016, um novo destino: Ribeirão Preto, São Paulo! Lá realizou o sonho de especializar-se na área de endocrinologia. “Foram mais dois anos de muita dedicação e aprendizado, com os melhores especialistas nas subdivisões da endocrinologia: metabolismo, obesidade, diabetes, tireoide, gônadas, neuroendocrinologia, doenças da hipófise e adrenal”, declara a médica.  Além da formação profissional, Dra. Milena teve a oportunidade de conviver com outros médicos que compartilhavam da mesma filosofia de trabalho: “atendimento mais humanizado e integral aos pacientes, focando não somente na doença, mas no valor de cada vida”. Em 2019, após adquirir o conhecimento e a experiência necessária, escolheu voltar para sua terra natal. Trabalha, desde então, na função de endocrinologista na Clínica Endonutri e no Hospital e Maternidade Dr. Lima. Também atende nas cidades de Toledo, Assis Chateaubriand e Nova Aurora. “Contribuir com a saúde da nossa região, reencontrar amigos, ficar perto dos familiares e ajudar meus pacientes por meio da medicina é uma grande alegria, uma realização”, declara. Confira a entrevista exclusiva e algumas dicas sobre saúde. 

Saúde News -  O que faz o médico endocrinologista?
Dra. Milena:
Estuda as glândulas do nosso corpo, que são responsáveis pela produção de hormônios, importantes para diversas funções no organismo. Sempre explico que hormônios são como o maestro em uma orquestra! É o maestro que conduz os músicos em suas atividades, também o ritmo, tom das notas musicais, para que haja sintonia durante a música. Assim são os hormônios, precisamos que eles sejam produzidos e secretados de forma correta para que todas as funções do nosso corpo trabalhem em harmonia e haja saúde! 

SN - O que pode indicar que está ocorrendo alteração na produção de hormônios?
Dra. Milena:
Geralmente, teremos sinais e sintomas. Alguns exemplos: ganho ou perda de peso involuntários, sede excessiva, cansaço, fraqueza, câimbras, queda de cabelo, unhas frágeis, pele ressecada, insônia ou sonolência excessiva, dificuldade de memória, sudorese excessiva, aumento dos batimentos cardíacos, tremores, excesso de pelos em mulheres, irregularidade menstrual; infertilidade, dor de cabeça, alterações visuais, crescimento das mamas em homens, alteração de libido. Nesses casos, é preciso procurar um endocrinologista!

SN - Quais são as doenças mais comuns na endocrinologia?
Dra. Milena:
as mais comuns em consultório são:
• Doenças relacionadas ao peso (sobrepeso, obesidade), investigamos a causa e ajudamos no tratamento;
• Doenças da tireoide, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos de tireoide, incluindo câncer de tireoide;
• Distúrbio do metabolismo do carboidrato, que é o diabetes, doença cada vez mais comumente diagnosticada, a qual poderia, em alguns casos, ser evitada ou postergada, já que pode ter relação com nossos hábitos de vida, prática de exercícios físicos e alimentação saudável;
• Alterações de lipídios (colesteróis), vitaminas e minerais;
• Menopausa, andropausa e osteoporose; O tratamento dessas doenças envolve o uso de medicações específicas, reposições hormonais ou bloqueios hormonais, reposições de vitaminas. 

SN - Tem alguma subespecialidade da endocrinologia que te chama mais atenção?
Dra. Milena:
Gosto muito da endocrinologia geral, ter pacientes com perfis variáveis faz-me manter atualizada. Mas os cuidados com sobrepeso, diabetes, doenças na gestação (diabetes gestacional) são áreas que me identifico muito. 

SN - A endocrinologia também auxilia no processo de emagrecimento? Em que se difere do nutricionista?
Dra. Milena:
Sim. O endocrinologista pesquisa possíveis causas para sobrepeso/obesidade e doenças associadas às alterações no metabolismo ou distúrbios hormonais. Com isso, estabelece o tratamento estando habilitado a prescrever medicações que auxiliem no controle do apetite e saciedade. Devem ser avaliadas, indicadas e individualizadas para cada paciente. O processo de emagrecimento não envolve apenas medicação, mas também a prática de exercícios físicos e a reeducação alimentar. Aqui entra o papel do nutricionista - profissional formado em Nutrição, para prescrição de dietas com equilíbrio de nutrientes e calorias. Acho muito importante a interação entre as áreas de endocrinologia e nutrição; uma depende da outra no sucesso do emagrecimento! Melhorando a saúde e qualidade de vida do paciente. 


“A endocrinologia é uma especialidade que ajuda na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças! Avaliamos o perfil hormonal, analisamos o histórico familiar, pois muitas patologias são hereditárias, bem como acompanhamos o paciente em diversas fases da vida (puberdade, gestação, menopausa, andropausa). Orientar, auxiliar e tratar para que o paciente se mantenha saudável, esse é nosso objetivo!”

Longevidade
Conselhos da Dra. Milena para quem busca uma vida mais saudável
• Devemos procurar equilíbrio em todos os pilares da nossa vida. Isso envolve saúde física, mental e social;
• Cuidar do corpo, por meio de uma alimentação mais saudável, evitando alimentos processados, industrializados, optando por alimentos in natura, pode ser uma estratégia inicial;
• Fazer exercícios físicos regularmente; • Manter-se hidratado!  Ir ao médico periodicamente para avaliação da saúde física;
• Diminuir tempo de telas – computadores, celulares, pois atrapalham a qualidade de sono. Em longo prazo já foi comprovado que a privação do sono, ou sono de má qualidade, pode aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e obesidade;
• Manter vínculos afetivos, familiares e amigos. Ter hábito de boas leituras que tragam emoções e pensamentos positivos;
• Ter um hobby e momentos de lazer são necessários para saúde mental;
• Desenvolver a fé, independente de crença/religião, pode trazer maior significado e propósito para a vida;
• Parece difícil administrar tudo isso!  Mas é possível e, com certeza, ter um médico ao seu lado nessa caminhada pode fazer a diferença;

“Contribuir com a saúde da nossa região, reencontrar amigos, ficar perto dos familiares e ajudar meus pacientes por meio da medicina é uma grande alegria, uma realização”


Dra. Milena Colombo Bruno    
CRM-PR 30159 / RQE 23421
• Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
• Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste)
• Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
• Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
• Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia