Prevenção

Crianças que sentam em “W”

Silvia Tessaro

Saiba como essa postura pode prejudicar o desenvolvimento infantil

Crianças com cerca de um ano e meio de idade costumam sentar em “W” – com os joelhos posicionados para frente e os pés para trás. Essa postura aparentemente é mais confortável devido à estabilidade que ela proporciona aos pequenos, que ainda não aperfeiçoaram o equilíbrio e a coordenação motora. Porém, com o passar do tempo, é natural que essa posição se torne desconfortável. Sendo assim, durante a primeira infância, de zero a cinco anos, é preciso estar atento quanto à recorrência e à duração em que permanecem sentados em “W”.

Em excesso, sentar dessa maneira pode ocasionar alterações ortopédicas e motoras. A criança passa a demorar mais para desenvolver o equilíbrio, pois a posição limita o trabalho do tronco e do abdômen, proporcionando o enfraquecimento muscular dessas regiões. Além disso, provoca alteração no quadril, joelho e tornozelo, tendo maior chance de obter contraturas e estiramentos musculares.

Para que essa mania não se torne um problema no futuro, pais e educadores devem estimular a criança a sentar de outras maneiras, como com as pernas esticadas ou dobradas à frente do corpo ou, ainda, em banco elevado com os pés apoiados no chão. A alternância entre posturas promove o fortalecimento dos músculos do tronco, melhora o equilíbrio e a consciência corporal.

Restaurando o equilíbrio e a motricidade

Observado a persistência da criança em sentar em “W”, os pais devem ficar atentos e procurar avaliação do neurologista e acompanhamento da fisioterapia, pois, com a assistência especializada é possível promover o desenvolvimento do equilíbrio e da motricidade.

A Clínica Silvia Tessaro - Reabilitação Neurológica dedica-se ao cuidado de crianças e adultos que sofrem com lesões neurológicas, síndromes ou atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo, visando melhor qualidade de vida. Com profissionais altamente capacitadas, atua, ainda, na realização das seguintes terapias: Acupuntura, Barra de Access, Reprogramação Biológica.

facebook/siltessaro
@clinicasilviatessaro

45 3227-1389
Rua Rio de Janeiro, 729, Cascavel-PR