Pets

Sinais que indicam quando seu pet não está bem

Saúde Animal

Mesmo tomando todos os cuidados, nem sempre é possível evitar que os pets adoeçam, mas podemos diagnosticar precocemente, por meio de alguns sintomas, que nossos amigos não estão muito bem. Saiba quais sinais merecem atenção e sugerem uma visita ao médico veterinário. 

Cães
Mudança no comportamento:
quando o animal está muito quieto, não tem vontade de brincar ou passa muito tempo dormindo. 

Perda de apetite: a diminuição recorrente do apetite do seu amigo, mesmo quando você oferece o alimento preferido dele, pode indicar um problema.

Vômito e diarreia: associados ou não, o vômito e a diarreia persistentes são motivos para levar seu pet ao veterinário.

Alteração nos olhos: presença de cor avermelhada, esbranquiçada ou olhos com excesso de secreção podem ser sintomas de doenças oculares sérias.

Secreção nasal: secreção excessiva de cor branca, amarela ou verde pode indicar alergias, infecções e até cinomose.

Alteração na respiração: falta de ar, mudança no ritmo respiratório, emissão de ruídos anormais, língua e mucosas arroxeadas, tosse ou espirro são sinais que merecem atenção. 

 

Gatos

Alterações de comportamento: ligue o sinal de alerta se o seu bichano ficar mais abatido e arredio ou apresentar agitação, miados e ronronados excessivos, além de falta de ar ou respiração ofegante. 

Perda de apetite: diversas doenças apresentam a falta de apetite como um dos primeiros sintomas. 

Vômito: apesar do vômito ser mais frequente em gatos, você deve se preocupar se o pet tentar vomitar e não conseguir ou se o vômito tiver aspecto escuro, sangue ou mau cheiro.

Problemas de mobilidade: dificuldade de saltar grandes distâncias, deixar de subir em alguns móveis de costume e cambalear ao andar podem ser sintomas preocupantes.

Sensibilidade ao toque: se de repente o pet se incomoda ao ser tocado pelos membros da família, mostrando-se mais arredio, fique atento, principalmente, se o gato for do tipo mais carinhoso.

Fluxo urinário: tentar fazer xixi e não conseguir; urinar muitas vezes seguidas, mas com pouco líquido; urinar fora do lugar; ou ainda presença de secreção ou sangue no xixi podem ser sinais de alerta.

Manter a saúde dos pets em dia é fundamental. Por isso, um check-up anual em cães e gatos é muito importante para a manutenção da qualidade de vida do seu bichinho.

 

Dr. Naure Rodrigo Souza
Médico Veterinário CRMV-PR 7530 (Responsável Técnico)
Pós-Graduado em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Pós-Graduado em Clínica Médica de Felinos
Pós-Graduado em Cirurgia Reconstrutiva e Oncologia

Dra. Danielli Viganó
Médica Veterinária CRMV-PR 7529
Anestesiologista

@saudeanimalcascavel
www.clinicasaudeanimal.com

45 99936-9132 45 3038-3803
Rua Pio XII, 1596, Centro, Cascavel-PR