Saúde da criança

Sinusite na Infância

 Informe Publicitário

 


O que é sinusite?

 

Rinossinusite é uma inflamação do nariz e das cavidades paranasais; 90 a 95% são virais, precedidas por gripe ou resfriado. No adulto, podem ocorrer de 2 a 5 episódios ao ano, enquanto em crianças esse número é ainda maior, podendo ocorrer de 6 a 10 episódios ao ano.

Quais os Sintomas mais frequentes?
OBSTRUÇÃO NASAL
SECREÇÃO NASAL
DOR
TOSSE
FEBRE
 
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é essencialmente clínico: avaliação dos sinais e sintomas do paciente no exame médico.
 
É necessário realizar exames de imagem?
Os exames de imagem não fazem parte da rotina para o diagnóstico. Os raios-X da face são atualmente considerados inadequados para o diagnóstico das rinossinusites, devido baixa acurácia na avaliação. A tomografia dos seios da face pode ser solicitada, em casos específicos, por um especialista.
 
A Adenoide tem alguma relação com sinusite em crianças?
A hipertrofia adenoideana (popularmente chamada de carne esponjosa da criança) é um fator predisponente significativo. Leva à obstrução nasal e retém secreções. Estudos demonstram que, nestes pacientes, a adenoide apresenta um biofilme, camada de microbactérias que possibilita reinfecções, mantendo os quadros de sinusite recorrente.
 
Caso a criança tenha adenoide é necessário a remoção da mesma por sinusite recorrente?
Cada caso é avaliado cuidadosamente. Crianças com adenoides pequenas e com outras causas prováveis podem ser tratadas clinicamente e reavaliadas. Adenoides de grande volume, e em crianças com sintomas frequentes, podem ser removidas, promovendo melhora dos quadros de sinusites.
 
Qual o tratamento para sinusite aguda?
Em pacientes com sintomas por menos de cinco dias, o tratamento é sintomático, geralmente com anti-inflamatórios e medicações intranasais. O soro fisiológico nasal é de grande importância, tanto para o tratamento como para prevenção de sinusites. Nos quadros que persistem ou pioram após 5 dias, em casos mais graves ou em crianças com outras doenças associadas, se associa o uso do antibiótico. A avaliação por médicos especialistas ajuda a diminuir o tempo de evolução, evita riscos maiores de complicações e diminui a possibilidade de recorrência da doença.
 


Otorrino Santé
Rua Minas Gerais, 2162, Centro, Cascavel - PR
(45) 9993-2100 | 3039-2100
www.otorrinosante.com.br | contato@otorrinosante.com.br | facebook.com/otorrinosanté