Bem-Estar

Verão: 7 frutas que hidratam

Até quem gosta do verão sabe que, às vezes, é difícil ficar animado com tanto calor. Afinal, nem sempre temos a oportunidade de ir para a piscina, praia ou mesmo ficar no ar-condicionado, o que pode gerar um grande desconforto. Mas é claro que nós podemos amenizar o problema. E uma ótima forma de fazer isso é mantendo-se hidratado e comendo com regularidade – por mais que as altas temperaturas não nos façam sentir fome. Algumas frutas, inclusive, podem ser ótimas aliadas, já que ajudam justamente nesse processo de hidratação e, de quebra, são deliciosas. Saiba quais você deve consumir mais neste verão:

Melancia ajuda a hidratar 

Não tem jeito, é só pensar em um alimento com bastante água que a melancia vem logo à mente. Afinal, 92% do alimento é composto por água! Como se não fosse bom o bastante, essa também é uma fruta da estação, o que significa que quem consome orgânicos pode comemorar, porque neste caso ela vai estar suculenta e sem agrotóxicos. É bom lembrar que, além de hidratar, a melancia é rica em vitaminas A e C. Enquanto a primeira é boa para a vitalidade do cabelo e da pele e auxilia a visão, a segunda ajuda na absorção de ferro pelo organismo e evita doenças. Além disso, é rica em potássio, que ajuda justamente a equilibrar os níveis de água no corpo.

Melão possui muita água e é rico em fibras

Assim como a melancia, o melão é aquela fruta que basta morder para perceber o seu alto teor de água – que neste caso é de pouco mais de 90%. Além disso, é rico em fibras, o que aliado à grande quantidade de líquido, permite a eliminação de toxinas e evita problemas como a prisão de ventre. Por isso, o melão é considerado por muitos um laxante natural. Também é considerado um ótimo ingrediente detox, já que estimula a diurese e diminui a retenção de líquidos. Por fim, é rico em vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C e do complexo B, fósforo e magnésio.

Morango hidrata e ainda é antioxidante

Uma das principais vantagens do morango em relação ao calor é que o seu teor de água, assim como o da melancia, é altíssimo: 91%. Assim como as primeiras frutas da lista, ele também é rico em vitamina C, mas, além disso, chama a atenção por ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) do corpo. Por fim, o morango é um ótimo antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres que causam, quando em grandes quantidades no organismo, a oxidação celular gerando o envelhecimento precoce e aumentando as chances de o corpo desenvolver câncer.

Laranja hidrata e aumenta a imunidade

Uma das frutas mais consumidas por brasileiros, a laranja possui 89% de água em sua composição. É muito indicada para o cardápio de verão e de quem segue uma alimentação regrada por ser rica em vitaminas A e C, além de contar com uma boa quantidade de minerais em sua composição. Com isso, dentre os seus principais benefícios, está a melhora da saúde dos olhos, o combate de problemas como anemia e desenvolvimento dos ossos e músculos.

Acerola ajuda a combater a anemia

Embora seja uma fruta bem pequena, a acerola se destaca por ter um grande teor de água, chegando a 90%. Com o combo vitamina C e ferro, ela ajuda a combater a anemia e ainda fortalece o sistema imunológico. Também é rica nas vitaminas A, B1 e B6, além de ter minerais como cálcio, potássio, cobre, magnésio, fósforo e manganês. Sem falar, ainda, que controla os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a prevenir a diabetes.

Ameixa preta faz bem para o cérebro

Além do teor de água ser, em média, de 85%, uma das maiores vantagens da ameixa preta está no fato de ela contar com vitaminas do complexo B em sua composição. Aliadas do cérebro, essas vitaminas agem diretamente no Sistema Nervoso Central, melhorando a concentração, a memória e as demais funções cognitivas.

Abacaxi é diurético, auxiliando quem sofre com retenção de líquidos

Outra fruta da estação - e que, portanto, é perfeita para ser consumida nesta época - é o abacaxi. Embora seja ácida, essa fruta é perfeita para hidratar o corpo, já que dispõe grande quantidade de líquido. Além disso, possui benefícios que a fazem merecer um lugar de destaque. Um deles é a presença das vitaminas A e C, mas não para por aí! O abacaxi também é diurético - o que é ótimo para quem sofre com retenção de líquidos - e auxilia no processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre.

Fonte: Conquiste sua vida / Taeq