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Músculos fortes: saiba como prevenir a sarcopenia

À medida que se envelhece, o organismo passa por algumas mudanças físicas, entre elas está a perda da massa e força muscular, chamada de sarcopenia, uma condição de caráter progressivo. Todo adulto, a partir dos 40 anos, apresenta diminuição de massa muscular de cerca de 1% a 2% ao ano. Se essa perda não for retardada, a pessoa poderá ter sua massa diminuída significantemente entre os 65 e 80 anos, o que reduz a mobilidade para atividades do dia a dia e eleva os riscos de quedas e fraturas. Além do envelhecimento, existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da sarcopenia.

Fatores de risco  
•    Alterações hormonais (baixas concentrações de testosterona e hormônio do crescimento);
•    Diminuição na capacidade de transformar proteína em energia;
•    Nutrição inadequada;
•    Sedentarismo;
•    Processos inflamatórios, traumatismos sérios  e doenças como câncer.

O grupo que mais corre risco de sarcopenia incapacitante é o daqueles que enfrentam períodos longos de inatividade, causados por doenças debilitantes, consolidação de fraturas e hospitalizações. Há uma estimativa aproximada de que a imobilidade dos mais velhos em leito hospitalar provoque a perda de até 2% da massa muscular por dia. Ou seja, perda de 30% numa internação de apenas 15 dias.

Sinais da sarcopenia
Os sintomas incluem fraqueza e desequilíbrio, o que aumenta o número de quedas e lesões. Além disso, essa condição pode dificultar a realização de atividades rotineiras, como a troca de uma lâmpada, subir escadas, carregar malas, por exemplo.

Tratamento
O tratamento para a sarcopenia se baseia na realização de exercícios de resistência, como a musculação, e em dieta orientada com suplementação de proteína, que ajuda o organismo a absorver a quantidade diária recomendada desse nutriente (já que muitos idosos diminuem o consumo de carne com o tempo, devido a dificuldades na digestão). Em casos mais sérios, o médico geriatra pode indicar o uso de hormônios que contribuem para o aumento da massa muscular.

Como prevenir
Não é possível evitar totalmente o declínio muscular que ocorre com a idade, porém, pode-se prevenir e minimizar a progressão da sarcopenia para níveis sérios. Praticar exercícios físicos regulares, principalmente os que envolvem resistência muscular, como musculação e natação, e seguir uma dieta equilibrada são maneiras eficazes de prevenir essa condição. Converse com o seu médico para mais orientações.

Fontes: SulAmérica / Saúde Ativa / Drauzio Varella