Entrevistas

Cascavel fortalece atendimento em nefrologia pediátrica

Renalclin

O nefrologista pediátrico, Dr. Christian Pinheiro Teixeira, chega a Cascavel para compor a equipe da Renalclin, clínica especializada no diagnóstico e tratamento de doenças dos rins e vias urinárias, terapia de hemodiálise e transplante renal. Além da equipe de nefrologistas, composta pela Dra. Hi, Dra. Noris, Dra. Vanessa, Dr. Maurício, Dra. Renata, Dra. Gizele, o grupo também conta com o suporte da Dra. Mariana, pioneira no atendimento nefropediátrico em Cascavel. Para fortalecer o atendimento dedicado à saúde renal das crianças, a Renalclin confiou na experiência e no conhecimento do Dr. Christian. “Ao receber o convite da Dra. Mariana, visitei Cascavel e fiquei surpreso     positivamente com a infraestrutura do serviço já consolidada. Especialmente, na Renalclin, onde são realizadas nossas consultas ambulatoriais nefropediátricas, bem como pela parceria com a Master Clínica, que atua na área de urologia e urologia pediátrica e na realização de exames por imagem. Também ressalto a importância das parcerias feitas com hospitais (Policlínica, São Lucas e Uopeccan) para as necessidades que surgem durante internações, atendimentos de pronto-socorro ou emergências de UTI”, declara Dr. Christian.
 

Saúde News - O que faz a Nefrologia Pediátrica?

Dr. Christian -
É a especialidade na pediatria que visa prevenir, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas aos rins e vias urinárias. Há ainda, doenças em outros órgãos que prejudicam os rins e devem ser acompanhadas também pelo médico nefrologista pediátrico, como nos casos de diabetes, hipertensão, lúpus entre outras. Mesmo sendo pouco falado sobre eles, os rins exercem grande importância no equilíbrio diário do nosso corpo, desde a regulação de líquidos, controle de eletrólitos como sódio, potássio e cálcio, até funções hormonais com influência na produção de células do sangue e saúde dos ossos. A abordagem na fase pediátrica, visa evitar ou minimizar os impactos dessas alterações na vida adulta. 
 

SN - Como cuidar da saúde dos rins do meu filho?

Dr. Christian -
Os cuidados com a saúde da criança já começam durante a gestação. A realização das ultrassonografias gestacionais nos períodos recomendados e o acompanhamento pediátrico regular podem sugerir indícios de alteração nos rins caso existam. A atenção à saúde dos rins deve acontecer em situações como desenvolvimento físico abaixo do esperado, infecção urinária, alterações na coloração da urina, edema (inchaço) inexplicado entre outros.
 

SN - Infecção urinária na infância?

Dr. Christian -
O acompanhamento precoce se faz necessário uma vez que a infecção urinária pode ser um sinal de alerta para doenças renais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), no Brasil e no mundo, de cada dez crianças que são tratadas com diálise ou transplante, cinco são portadoras de alguma doença cujo primeiro sintoma foi infecção urinária. Além disso, infelizmente, muitas crianças são diagnosticadas como portadoras de problemas renais somente quando a função dos rins já está bem comprometida. As intervenções preventivas podem incluir triagem para pacientes com maior risco de doença renal crônica, por meio de exames de urina e sangue. São considerados grupos de risco, por exemplo: recém-nascidos de baixo peso e prematuros, presença de displasia ou hipoplasia renal, história de tumores e traumas medulares, glomerulopatias, entre outros.
 

Dr. Christian Pinheiro Teixeira
CRM-PR 37670
Pediatra RQE 22919
Nefrologista Pediátrico RQE 27814
• Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED), de Rondônia
• Residência em Pediatria pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia
• Especialização em Nefrologia Pediátrica pelo Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba-PR
• Títulos de Especialista em Pediatria e Nefrologia Pediátrica pela Associação Médica Brasileira (AMB)