Notícias

Tireoide: pequenas alterações podem afetar o coração

Clínica Cardiológica Dr. Bastos

A tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e tem várias funções importantes, como a produção de dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). São eles que regulam o nosso metabolismo, ou seja, a maneira como o nosso corpo usa e armazena energia. Quando o funcionamento da tireoide não vai bem, podemos desenvolver problemas que vão desde o excesso de peso até depressão e complicações no coração. Esses hormônios possuem ações diretas e indiretas sobre as células cardíacas e, como consequência, tanto o excesso de sua produção (hipertireoidismo) quanto a sua deficiência (hipotireoidismo) influenciarão o aparelho cardiovascular. Todo o mecanismo de contração do coração sofre intervenção do hormônio tireoidiano, tanto a força de contração como a frequência dos batimentos. A falta do hormônio enfraquece o órgão. O hipotireoidismo é o problema mais comum e de desenvolvimento mais lento, aumentando o risco de infarto, de doenças coronarianas, colesterol elevado e de baixa resistência ao esforço físico. Agora, se há um excesso do hormônio (hipertireoidismo), o trabalho cardíaco aumenta, causando desgaste. O organismo é afetado mais rapidamente e pode causar insuficiência cardíaca, dilatação do coração, cansaço, arritmias e palpitação.
Um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e divulgado há cerca de dois anos, mostra que mesmo pequenas variações podem comprometer a saúde cardiovascular. A pesquisa revelou que mulheres com um aumento do TSH (hormônio estimulante da tireoide), mas sem variações significativas no T4 (tiroxina), apresentaram uma piora nos índices de colesterol e também em um marcador ligado a disfunções cardíacas e ao diabetes. Mais de 3.300 voluntárias com idade média de 57 anos foram analisadas pela pesquisa, sendo que todas estavam livres de doenças.

E você, está com os exames em dia para saber como anda a saúde da sua tireoide? Um cardiologista pode te ajudar! 


Dra. Elisangela Canterle Sedlacek
CRM-PR 41774
- Cardiologista RQE 24663
- Ecocardiografista RQE 24695
- Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
- Graduação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Residência em Clínica Médica (UFAM)
- Residência em Cardiologia (UFAM)
- Residência em Ecocardiografia (UFAM)
@ dra.eliscanterlesedlacek
 

Dr. Luiz de Castro Bastos
CRM-PR 12601
- Cardiologista RQE 4037
- Cardiologista Intervencionista RQE 457
- Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
- Título de Especialista em Hemodinâmica pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
- Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Hemodinamicista Responsável Técnico pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Policlínica Cascavel

Dr. Rafael Barradas Correia Castro Bastos
CRM-PR 36930
- Clínica Médica RQE 17334
- Título de Residência em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS)
- Encontra-se atualmente cursando Residência em Cardiologia (R2) no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina
- Sócio da Clínica Cardiológica Dr. Bastos

(45) 3223-2868
Rua Carlos de Carvalho, 2982 - Ciro Nardi, Cascavel - PR


Dr. Luiz de Castro Bastos - Diretor Técnico Médico - CRM-PR 12601 | RQE 1787