Bem-Estar

Dicas para cuidar da saúde dos seus olhos

Verão

Assim como no ano todo, alguns cuidados são necessários com a saúde ocular, entretanto no verão a sua atenção deve ser ainda maior.  O calor e a umidade têm papel importante na proliferação de vírus e bactérias, podendo haver surtos de conjuntivite. Normalmente, a inflamação é de fácil tratamento, mas requer repouso e medicação – que só deve ser receitada por um médico oftalmologista especializado. Além disso, o banho de mar e de piscina também podem causar irritações nos olhos. Abri-los embaixo d’água é bastante prejudicial à saúde ocular, especialmente na piscina, devido ao uso do cloro. Já o contato dos olhos com o filtro solar costuma causar ardência e irritação. Prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível.

Lentes de Contato
Não é aconselhável utilizar as lentes de contato com frequência durante o banho de mar ou piscina. Nestas ocasiões são indicadas lentes mais adequadas, como as descartáveis. Em tese, elas possuem menor risco de contaminação. Também fique atento aos cuidados básicos de higiene, manuseio e prazo de validade das lentes. É importante enfatizar que a adaptação de lentes de contato deve ser feita pelo médico oftalmologista, que avalia se há indicação de uso e qual o tipo mais correto para cada paciente.

Óculos solares
São fundamentais para a proteção dos olhos. Sua compra deve ser feita levando em consideração alguns aspectos importantes. Dê preferência às lentes escuras e de boa qualidade com filtros UVA e UVB. Existem normas da ABNT referentes ao filtro de óculos para a proteção ultravioleta. Dependendo da incidência de radiação solar, há o risco de queimaduras na córnea. É importante adotar o hábito de usar viseiras, chapéus ou bonés, que ajudam na proteção dos olhos. Calor, areia e maresia podem danificar as lentes e armações. Veja algumas dicas para cuidar bem dos seus óculos.

Guarde no lugar apropriado
Quando não estiver usando os óculos, guarde-os na caixinha, com as lentes viradas para cima. Isso evita o contato com poeira, areia e outras partículas que podem estragá-los.

Cuidado com o calor excessivo
Evite deixar os óculos no porta-luvas, no painel do carro ou na sacola de praia exposta ao sol, pois o calor pode danificar a armação. Procure deixá-los sempre à sombra e em locais de temperatura mais amena, como debaixo do guarda-sol.

Limpeza frequente é fundamental
Além da areia, o sal do mar e os produtos como protetor solar podem prejudicar as lentes e as armações dos óculos. Procure lavá-los em água corrente com sabão neutro e enxugar com um tecido ou lenço de papel macio. 

Além dos cuidados no verão, saiba como preservar a saúde ocular o ano inteiro:
•    Não coce os olhos, isso pode levar inúmeros riscos à visão;
•    Não compartilhe maquiagens ou outros produtos de beleza e lembre-se de tirar a make antes de dormir;
•    Use óculos de mergulho para nadar;
•    Evite exposição em horários de pico do sol, entre 11 e 15 horas;
•    Não utilize colírio sem orientação médica;
•    Pisque mais. O ato de piscar colabora para a lubrificação natural do globo ocular;
•    Modere a ingestão de açúcar, pois o consumo excessivo prejudica a saúde dos olhos, podendo desencadear até uma retinopatia diabética;
•    Evite o cigarro, além de ser fator de risco para diversas doenças, também provoca danos significativos à saúde dos olhos;
•    Pratique atividades físicas regularmente;
•    Faça pausas quando estiver usando o computador ou celular, assim os olhos podem descansar e se hidratar;
•    Conheça o histórico ocular da sua família, pois algumas doenças relacionadas à visão podem ser hereditárias.

Fonte: Neo Oftalmo / H.Olhos / CBO / Guia de Óculos