Bem-Estar

Parto Humanizado, muito mais que um tipo de parto

Clínica Maternal

O Parto Humanizado não deve ser considerado um modismo e, muito menos, um “tipo” de parto, em que detalhes externos como o uso de água, intensidade de luz, posição materna e presença do acompanhante são usados para defini-lo. Não deve ser considerado apenas humanizado os partos normais, ou seja, uma cesariana também pode ter uma assistência humanizada, já que a humanização do parto é um processo, no qual tende a tornar o nascimento único, saudável e instintivo de cada mulher, valorizando o seu protagonismo e permitindo o seu direito de conhecimento e escolha. Conhecimento este adquirido durante todo o pré-natal e baseado em evidências científicas, as quais implicam em menor risco e maiores benefícios para a mãe e o bebê. No entanto, a humanização não termina logo após o nascimento. Humanizar os cuidados com o recém-nascido também faz parte do conjunto da Assistência Humanizada ao Parto. A recepção do recém-nascido deve ser feita priorizando cuidados como o contato pele a pele, bem como respeitando o momento da Hora Dourada (“Golden Hour”), que se refere à primeira hora de vida do bebê, momento este em que deve ser estimulado o aleitamento materno precoce. Portanto, o Parto Humanizado é uma assistência integral e voltada individualmente a cada mulher, respeitando sempre suas crenças e valorizando seus desejos.

“O ato de parir, ou o simples domínio de saber que se é capaz de trazer um ser à vida, cria uma força imensa que catapulta as mulheres para uma dimensão divina.” (Laura Gutman)

Dra. Ana Paula Cavallari Faller
Ginecologista e Obstetra
CRM-PR 28175 / RQE 20272
- Formada em Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP)
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)
- Pós-graduação em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fatesa)

www.clinicamaternal.com.br
45 3223 5788 | 99972 4336

Rua General Osório, 3251 - Centro, Cascavel-PR

Dr. Marcelo Palma de Oliveira Diretor Técnico Médico - CRM-PR 8359 | RQE 376