Prevenção

Distúrbios do olfato e do paladar na COVID-19

NEO - Núcleo Especializado de Otorrinolaringologia

Desde o início da pandemia de COVID-19 as pessoas começaram a ouvir palavras como “anosmia” e “disgeusia”. Elas se referem a dois sentidos aos quais nem sempre damos o devido valor e, muitas vezes, passam despercebidos em nosso dia a dia: o olfato e o paladar. Com o surgimento do SARS-CoV-2 e da pandemia de COVID-19 os médicos perceberam que os pacientes apresentavam queixas frequentes de olfato e paladar. A maior parte dos doentes que apresentam alterações do olfato e do paladar recupera os sentidos ao final de 15 a 20 dias. Cerca de 30%, no entanto, podem ter dificuldades para voltarem à normalidade com permanência das sequelas por longos períodos e, em alguns casos, com disfunção definitiva. Ainda não há um tratamento definitivo e consensual, mas aprendemos muito desde que os primeiros casos foram relatados. Sabe-se, hoje, da importância do tratamento precoce e da utilização, conforme a indicação de cada caso, de medicações tópicas nasais e de uso oral. É importante, então, que ao primeiro sinal de alteração do olfato ou do paladar, o paciente adote medidas de isolamento (para não contaminar outras pessoas), procure um médico para a confirmação do diagnóstico e tratamento de COVID-19. E, ao final da sua recuperação, se ainda estiver com alterações no paladar e olfato, procure um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento o mais precocemente possível.

Dr. Andre Pinto Montenegro
CRM-PR 17031 / RQE 9044  
- Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
- Residência Médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP)
- Título de Especialista em Otorrinolaringologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
- Professor de Otorrinolaringologia no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
- Professor de Otorrinolaringologia no Curso de Medicina da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), desde a sua criação
- Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde
- Membro Titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

@neoclinica.otorrino.oficial
www.neoclinica.med.br
45 3224-8244 | 99968-1023

contato@neoclinica.med.br
Rua Souza Naves, 2967 - Cascavel-PR
Diretor Técnico Médico - Dr. Luciano Gerolamo Gomes  - CRM-PR 21164 | RQE 12976