Eventos

Cascavel se destaca como nova base nacional da canoagem!

Estrutura e equipe potencializam o desempenho do CRC

Comprometimento e foco compõem a essência do Clube de Regatas Cascavel (CRC), berço da “canoagem velocidade” no município. O clube conta com atletas de alto rendimento, que trouxeram muitas conquistas para o Brasil e colocaram a canoagem cascavelense em evidência internacional, como por exemplo, os talentosos Vagner Souta, Prata nos jogos Pan-Americanos (2015) e Ana Paula Vergutz, primeira atleta feminina brasileira a conquistar uma medalha em jogos Pan-Americanos, medalhista de Bronze em Toronto (2015) e Lima (2019).

Reconhecendo a qualidade técnica e o profissionalismo do CRC, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) convocou a cidade para se tornar um dos centros de treinamento nacional da modalidade. Os outros centros estão localizados em: Capitólio (MG), Lagoa Santa (MG) e Atibaia (SP). A Prefeitura de Cascavel e a Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) apoiaram a iniciativa!

Equipe Nacional Permanente:
No dia 15 de julho de 2020, o clube recebeu as atletas que vão integrar a Equipe Nacional Permanente de Canoagem (ENP) feminina. As meninas estarão em constante treinamento para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris (2024), Jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos e Mundiais, saiba quem são elas:

- Ágatha Justino Carvalho, 19 anos
Categoria sub 21, atleta de Curitiba (PR)

- Bruna de Abreu Libório, 15 anos
Categoria cadete, atleta de Santos (SP)

- Giovanna Vitória Gomes da Luz, 17 anos
Categoria júnior, atleta de São Leopoldo (RS)

- Luana Kamiya Marinho, 18 anos
Categoria júnior, atleta de Cascavel (PR)

- Maria Eduarda Bertoncello Mufato, 16 anos
Categoria cadete, atleta de Cascavel (PR)

Estrutura mais moderna do país:
A Confederação concedeu todos os itens necessários para a montagem da estrutura olímpica de treinamento, considerada por Valter de Oliveira, representante da CBCa, a mais moderna do país. O Lago Municipal recebeu nove raias de mil metros, um píer de 36 m² e um hangar para atletas de todas as categorias. A Confederação ainda disponibilizou caiaques, equipamentos para treinamentos físicos e toda a estrutura para acomodá-las. As atletas têm direito a convênio que garante alimentação, moradia, saúde e transporte. Também contam com o suporte da treinadora Beatriz Vergutz, atleta experiente, que já conquistou diversos campeonatos e o 6° lugar nos jogos Pan-Americanos em Toronto - Canadá, na modalidade k2.

Afinal, quem é o CRC?
O Clube de Regatas Cascavel (CRC) trabalha em prol da prática esportiva da Canoagem Velocidade, desde 2009. Como entidade sem fins lucrativos, o CRC também presta serviços voluntários à comunidade, realizando projetos com crianças e adolescentes visando a inclusão social, como aulas de canoagem, educação ambiental e incentivo à cidadania.

Fotos: Gina Prati