Editorial

Estamos juntos com você!

Edição # 115

O surgimento e a disseminação da covid-19 mudaram completamente o comportamento e a rotina das pessoas. O coronavírus é um inimigo silencioso que espalhou a morte, o medo, a insegurança, o pânico e fez praticamente o mundo inteiro “parar”. Quarentena, distanciamento, isolamento social e agora? Em que fase estamos? O que acontecerá? Nada sabemos sobre o futuro, mas já vivemos o caos por meio da crise sanitária, política e econômica. Diariamente somos bombardeados com notícias verdadeiras e falsas relatando o número de óbitos, estatísticas da quantidade de infectados, dicas de prevenção, entre outros assuntos correlacionados ao coronavírus. De fato a doença ainda é pouco conhecida. Mas, numa visão geral, trata-se de uma infecção respiratória que pode evoluir para uma pneumonia grave e insuficiência respiratória, principalmente nos grupos de risco, como idosos, doentes crônicos, pacientes oncológicos, entre outros. Maneiras eficientes de tratamentos, vacinas preventivas e possíveis sequelas ainda estão sendo estudadas. Até mesmo os sintomas podem confundir o diagnóstico, pois se manifestam de formas diferentes em cada pessoa contaminada pelo vírus.
O que nos resta diante desta pandemia de magnitude global é aprender a conviver, reinventar-se, assimilar e filtrar as informações, cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, mudar hábitos, ser solidários, meditar, ter fé, ser mais amáveis em nossos relacionamentos e manter o grupo de risco em isolamento. Quem precisa e puder trabalhar, siga em frente, lute pelo seu sustento, pelo seu negócio ou pela sua empresa. Não se esqueça de manter os cuidados e as recomendações básicas dos órgãos de saúde.
Além disso, deixamos o convite para você ler a nossa revista, preparada com muito empenho! Nesta edição, doutora Kelinn Avelar, dermatologista experiente e comprometida com tudo que faz, apresenta como foi a sua trajetória profissional, quais são os tratamentos estéticos mais modernos e os cuidados com a pele em relação ao coronavírus. Leia também sobre as doenças respiratórias do outono e inverno; Densitec recebe o selo ProQuaD de qualificação; Hospital de Olhos de Cascavel lança um canal no Youtube para entreter filhos e pais; Clínica Maternal completa 30 anos de cuidados com a saúde da mulher; vacina contra o sarampo; o impacto do vírus SARS-CoV-2 nas doenças cardiovasculares; COVID-19 e lesão renal aguda. Confira estas e outras notícias!
Estamos juntos com você por meio da revista impressa, online e redes sociais. Desejamos resiliência, superação e coragem para enfrentar tantos desafios. Cuide-se! Logo tudo vai passar!