Editorial

Instituto de Radiologia Cascavel há 50 anos dedicando-se à saúde e ao diagnóstico por imagem

Edição #113

Há 125 anos, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen descobriu o raio-X, uma das maiores revoluções científicas da história. Em 1969, 74 anos depois, os médicos Álvaro Rabelo, Carlos Gilberto Miranda, Alberto Fernando Barddal Drummond e José Richard (todos in memoriam), fundaram o Instituto de Radiologia Cascavel, que na época era conhecido como o Raio-X Cascavel. Essa história de trabalho, persistência e comprometimento continua a ser escrita pelos médicos Roney Pietroni, Jocelito Ruhnke, Juliana Carvalho Martins, Rafael Nevez, Giovanni Pietroni e Tatiana Frehner Kavalco. O grupo trabalha com ousadia e intrepidez, investindo na estrutura e nos mais avançados recursos tecnológicos para garantir diagnósticos por imagem cada vez mais precisos. Ao celebrar 50 anos de trajetória, o Instituto consolida-se como um dos mais bem estruturados centros de radiologia do Sul do Brasil.
Nesta edição, destacamos as comemorações dos 30 anos da Unimed Cascavel com a inauguração da nova sede do Centro de Atenção à Saúde – Dr. Álvaro Rabelo e jantar festivo. A cooperativa celebrou três décadas de trabalho junto à população do Oeste do Paraná; Dr. Júlio Rover recebe certificação da Sociedade Brasileira do Sono, sendo o primeiro dentista cascavelense a integrar o seleto grupo de profissionais da odontologia especializados em distúrbios do sono; os médicos Dr. Hildebrando Nagai e Dr. Peterson Bilhar apresentam a microcirurgia, uma técnica reconhecida mundialmente e que agora passa a ser realidade na região.
Atendendo ao pedido da leitora Valéria Gurski, a Revista Saúde News produziu uma reportagem especial sobre a talassemia. Confira também as matérias sobre bem-estar, nutrição, esporte, terapias, além de outros temas para deixar sua leitura ainda mais diversificada. Assim iniciamos nosso 2020, sentindo e desejando a você boas energias e disposição! Além é claro, de muita SAÚDE!