Editorial

A vida é movimento

Edição 111

Toda caminhada - a consolidação de uma carreira, a formação de uma família, a busca de um projeto ou mesmo o despertar de cada dia – começa com uma motivação e um movimento. Infelizmente, o que para muitas pessoas parece ser um ato natural, para outras, o mover-se é literalmente um drama. São pessoas que sofrem com problemas em tendões, ossos ou articulações e, muitas vezes, sequer conhecem a origem de suas dores. É para essas pessoas que surge em Cascavel a Voglia Ortopedia, que preza pela acessibilidade e acolhimento do paciente, com enfoque no tratamento das patologias do quadril. Reconhecido por seu vasto conhecimento e competência profissional, Dr. Rafael Fenato, ortopedista e traumatologista, se destaca como especialista em cirurgia de quadril.
Você sabia que a Otorrino Santé oferece atendimento em fonoaudiologia e disponibiliza uma série de exames de audiometria? São exames que apuram desde a percepção dos sons à integridade das vias auditivas. Nesta edição, conheça cada um deles.
O atual diretor do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, conta sua experiência administrativa e trajetória na instituição, da formação acadêmica à candidatura a reitor.
Em pauta, os congressos realizados em Cascavel: o 4º Curso de Atualização em Angiologia e Cirurgia Vascular, que apresentou os avanços na área e o III Congresso Médico Universitário do Oeste do Paraná, que enfatizou os desafios da medicina de emergência no Brasil. Já o simpósio da Intermedical realizou o lançamento da técnica Soluções 4F para o tratamento de lesões complexas do território femoropoplíteo.
Na área PET, temos a Vida Pets, que aborda sobre a saúde do coração do seu bichinho de estimação, e a Saúde Animal, que esclarece o processo e a escolha da anestesia utilizada em procedimentos cirúrgicos.
Outubro traz duas datas importantes: 18 – Dia do Médico e 25 – Dia do Dentista. Ambas profissões trabalham em prol da saúde coletiva. Parabenizamos a cada um que cumpre com primazia a sua missão. Aos médicos, por nos acompanharem nos momentos mais especiais ou difíceis da nossa caminhada. Aos odontólogos, por conseguirem - com habilidade e paciência - arrancar nossos melhores sorrisos.