Editorial

Sem ele, não é possível sobreviver

Edição#102

Neste editorial, vamos falar somente dele e com a devida atenção que merece. Sem ele não é possível sobreviver! O fígado, além de ser o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo desempenha várias funções vitais: metaboliza nutrientes, produz proteínas, armazena açúcar ou glicogênio, controla os níveis hormonais, o nível de açúcar do sangue, os níveis do colesterol e a retenção de fluidos. É o responsável por metabolizar as substâncias indesejáveis do sangue e ajuda o corpo a combater as infecções, entre outros. Entretanto, diversas patologias podem comprometer de modo significativo as funções do fígado.
Quando as doenças hepáticas tornam-se agudas ou crônicas esgotando-se todas as possibilidades de tratamento clínico podem acarretar a falência do órgão, o que implica na necessidade de um transplante. No Brasil, os primeiros transplantes de fígado foram realizados no Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em 1968. É uma cirurgia complexa, por isso o credenciamento exige alto nível de qualificação profissional, estrutura física e tecnologias adequadas, entre outros protocolos. As últimas estatísticas apontam que menos de 1% de todos os hospitais brasileiros são credenciados pelo Ministério da Saúde para realização de transplantes hepáticos. Neste contexto, o Centro avançado do Fígado, estabelecido no Hospital Uopeccan, assume uma posição de destaque no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes gravemente debilitados pelas doenças hepáticas.
Sob a coordenação de Luis César Bredt, cancerologista cirúrgico e hepatologista, o Centro Avançado do Fígado realizou seu primeiro transplante hepático em setembro de 2017. O procedimento entrou para a história de Cascavel e representa um grande avanço para a medicina oeste paranaense, que passou a disponibilizar os tratamentos hepáticos, presentes nas grandes capitais. Confira a reportagem exclusiva na página 42. E acredite, preparamos muitas outras novidades sobre prevenção, saúde e bem-estar!