Variedades

PIX UNIPRIME: A revolução dos pagamentos e transferências

Uniprime

Um novo meio para realizar pagamentos, transferências e recebimentos, 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados

O PIX idealizado pelo Banco Central do Brasil entra em operação no dia 16 de novembro, permite a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos.
Atualmente, transferências entre instituições financeiras distintas podem ser realizadas somente via TEDs e DOCs, gerando custos e podendo até levar dias para disponibilizar o recurso ao favorecido. Situação similar ao pagamento de boletos e utilização de cartões de débito. Operações que poderão ser substituídas pelo Pix, que disponibilizará o recurso ao destinatário em até dez segundos sem custos para pessoas físicas, com custos reduzidos às empresas.
Com o Pix, essas modalidades de pagamento continuam a existir, mas deixam de serem as únicas possibilidades do mercado. A grande diferença é a rapidez e disponibilidade deste meio de pagamento: enquanto hoje existem restrições de dias, horários para enviar valores através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.

Essas transações poderão ser realizadas:

• Entre pessoas;
• Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
• Entre estabelecimentos;
• Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Como cadastrar sua chave PIX na Uniprime

Para usar o Pix, é preciso cadastrar uma chave de identificação junto a sua instituição financeira. Os Cooperados Uniprime poderão cadastrar por meio do APP Uniprime ou nas agências da Cooperativa. Podem ser adicionados quatro tipos de chave Pix a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória.
Em outras palavras, em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta, basta informar uma das chaves do destinatário.  

Como realizar pagamentos e transferências utilizando o PIX

Os pagamentos ou transferências poderão ser enviados mediante a inserção da chave PIX no aplicativo da sua instituição financeira ou por meio da leitura de um QR Code disponibilizado pelo estabelecimento ou favorecido.