Pets

Oncologia veterinária: uma esperança para os animais com câncer

Vida Pets Hospital Veterinário

Assim como nos humanos, o câncer também atinge os animais de estimação. Mas a notícia boa é que é possível previnir e tratar os tumores, caso diagnosticados, nos pets. A prevenção se dá com a realização de exames periódicos, castração, uso de protetor solar, cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos, entre outros.
 
Dentre os fatores que podem ocasionar a doença, estão: idade avançada; exposição do pet ao sol ou produtos químicos e infecções virais de diferentes naturezas.

Tipos de câncer mais recorrentes:
 
• Mama e ovários: ocorrem, principalmente, em fêmeas não castradas;
• Cutâneos: podem se manifestar na pele ou internamente. Mais frequente em gatos despigmentados;
• Pele: desencadeado pela exposição excessiva ao sol;
• Hematopoiéticos: atingem as células formadoras de tecido sanguíneo, gerando linfomas e leucemias.
 
O diagnóstico é feito através da biopsia. Com esse exame é possível saber o tipo de tumor, e, assim, o médico veterinário poderá indicar qual tratamento será mais adequado. Exames de imagem, como tomografias e ressonâncias magnéticas, também são usados para facilitar a descoberta da exata localização do tumor.
 
O tratamento será de acordo com o tipo de câncer diagnosticado. A cirurgia ainda tem sido a principal alternativa para livrar os pets de tumores. Porém, nos últimos anos, surgiram novas possibilidades de tratamento, sendo estas menos invasivas. A quimioterapia também é usada com frequência em pets com câncer.
 
Outra forma é a radioterapia, apesar de nova no mundo animal, tem sido apontada como bastante eficiente. E a alternativa de tratamento mais recente é a eletroquimioterapia, que combina quimioterapia e eletroporação (envio de curtos impulsos elétricos para aumentar a capacidade de transporte das membranas).
 
Lembre-se: a indicação de tratamento do câncer em pets deve ser feita por um médico veterinário especializado em oncologia veterinária.
 
O Hospital Veterinário Vida Pets conta com corpo clínico especializado em oncologia veterinária. Possui também: Pronto Atendimento 24 horas, Centro cirúrgico completo, Internamento monitorado, Laboratório próprio de análises clínicas, Raio-X Digital, Ultrassonografia Veterinária, UTI completa, Odontologia Veterinária e Laboratório de Diagnóstico por imagem.