Pets

É hora de falar sobre castração

Saúde Animal


A castração de cães e gatos é um tema que causa muitas dúvidas. Isso porque, entre tantas informações, ainda existem alguns mitos que rondam o assunto. Uma das crenças mais comuns é que esse procedimento deixa os bichinhos menos ativos, sem vontade para brincar. É um engano! Animais gostam e precisam brincar com seus tutores em todas as fases da vida, independente de serem castrados ou não. A verdade é que a castração traz inúmeros benefícios tanto para os pets como para seus tutores.

O que é a castração?
A castração é a retirada cirúrgica dos órgãos responsáveis pela reprodução dos animais. No macho, é retirado os testículos; nas fêmeas, são retirados os ovários e o útero.

Quando realizar?
Seu pet pode ser castrado em qualquer fase da vida, porém, os maiores benefícios são constatados quando o procedimento é realizado antes do primeiro cio nas fêmeas (até o sexto mês de idade) e nos machos antes do amadurecimento sexual (antes do sexto mês de idade).

Castração causa obesidade?
Não! Acontece que a retirada dos órgãos produtores de hormônios sexuais reduz o metabolismo e, de forma geral, deixa os bichinhos mais calmos. Por isso, é importante a readequação da dieta para garantir todas as proteínas e minerais necessários ao animal de forma equilibrada. Junto à dieta, promova exercícios ao seu pet!


Das fêmeas:
• evita gravidez indesejada e gestações psicológicas;
• reduz as chances de desenvolver câncer de mama em até 99% quando castradas antes do primeiro cio;
• diminui o risco de infecções uterinas graves, como a piometra (inflamação/infecção grave do útero que pode levar a óbito);
• elimina o cio, evitando a importunação de “parceiros indesejados”.


Dos machos:
• reduz a probabilidade de tumores na próstata e testículos;
• tende a deixar o animal mais tranquilo, facilitando a interação com visitas e outros animais;
• diminui a necessidade de marcação de território;
• ameniza a frustração sexual por causa da necessidade de cruzar, evitando um estresse constante na vida do animal.

Cuidado
A castração é um procedimento cirúrgico e deve ser feita apenas por médico veterinário habilitado. Somente este profissional pode fazer a consulta prévia para verificar a saúde do animal e prestar esclarecimentos sobre a cirurgia e cuidado pós-operatório!
Antes do procedimento é necessário que sejam feitos exames prévios para saber como está a saúde do animal e se ele está apto ao procedimento cirúrgico. É importante que seja realizada uma anestesia segura para cada indivíduo, para que não leve a efeitos deletérios no futuro.
Os cuidados pós-cirúrgicos consistem na administração de medicamentos adequados para a profilaxia cirúrgica e no uso de roupas para a proteção dos pontos. O animal deve ser avaliado com 7 a 10 dias após o procedimento para que o Médico Veterinário dê a alta propriamente dita.

Importância
A castração é importante para reduzir a população de animais carentes, que hoje é um problema social em nosso país, levando em conta que boa parte dos abandonos são decorrentes do nascimento não planejado de filhotes.
Se o seu pet de estimação ainda não é castrado, venha até a Clínica Veterinária Saúde Animal, tire suas dúvidas e fique tranquilo que o melhor está sendo feito por ele. Além de ser uma prova de amor e cuidado, a castração é um procedimento seguro e de rápida recuperação, que vai melhorar a vida e saúde do seu pet.



Instagram: saudeanimalcascavel
www.clinicasaudeanimal.com

|45| 3038-3803

Rua Pio XII, 1596 Centro - Cascavel/PR