CAPA

A inspiração da família e a vocação para a Dermatologia

Dra. Suelen Mattos Farias

Em 13 de fevereiro de 1986 chegou ao mundo uma menina inteligente, determinada e “bela”. Já dizia o filósofo Aristóteles “a beleza é dom de Deus”. Natural de Campo Mourão-PR, Dra. Suelen Mattos Farias nasceu para cuidar da saúde das pessoas e enaltecer a beleza do próximo. Sem nenhum médico na família, escolheu a profissão por realmente acreditar que esta era a sua vocação. Mudou-se para Cascavel aos nove anos. Dos exemplos de mulheres guerreiras, herdou a dedicação pelos estudos, a força e a garra; do pai, o gosto pelo trabalho.

“Marley Mary Lopes de Mattos (in memoriam), pedagoga, foi um exemplo de mãe e de profissional; uma mulher forte, guerreira e a maior incentivadora dos meus estudos desde a infância. Meu pai, Samoel Antônio de Mattos, empresário e administrador, continua sendo o grande apoiador da minha carreira; dele herdei o gosto pelo trabalho. Com a matriarca da família, minha avó materna, Francisca Cavalcante Lopes - socióloga, pedagoga e pós-graduada em gestão de recursos humanos - aprendi a disciplina e a dedicação em tudo o que faço. Outra referência com papel fundamental na minha vida é a tia Winia Maria Lopes, mulher de fibra, perseverante e mais uma grande inspiradora”, relata.

Aos 19 anos, em 2005, Dra. Suelen mudou-se para Curitiba com objetivo de preparar-se para o vestibular. Uma escolha difícil: deixar o conforto do lar, familiares e amigos. Em 2006, passou nos vestibulares para Medicina na Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seu coração a fez optar pela última. “Foi uma faculdade que tive o maior orgulho de cursar e que me preparou integralmente para a profissão”, revela.

Nos últimos anos da universidade, ela já sabia que queria especializar-se em Dermatologia. A residência escolhida também era a mais concorrida e exigiu ainda mais empenho. Finalizou Medicina e, logo em seguida (2012), conquistou a vaga de residente de Dermatologia no Hospital de Clínicas da UFPR, onde permaneceu por três anos. Após sua rigorosa formação técnica, Dra. Suelen atuou como dermatologista em Curitiba-PR por três anos e, então, retornou a Cascavel, onde iniciou seus atendimentos em fevereiro de 2019. Investiu em estrutura e equipamentos modernos, inaugurando seu consultório em maio desse mesmo ano.

Foi na capital paranaense que Dra. Suelen conheceu o esposo, amigo e companheiro, Emerson Farias, e ambos tinham suas famílias residindo em Cascavel. Após oito anos de namoro e noivado, casaram-se em 2014. Deste amor e cumplicidade nasceram as lindas gêmeas Helena e Maria Izabel Mattos Farias (28/08/2016) e o simpático e fofo Emanuel Mattos Farias (18/10/2018). Aos filhos o casal ensina a integridade, a honestidade, o respeito mútuo, o gosto e a disciplina com os estudos, bem como a importância dos valores da família.



A dermato sendo dermato
"Gosto de curtir os filhos, a família, atividades físicas ao ar livre e, como médica, tenho a minha rotina de “skincare” e utilizo a dermatologia a meu favor. Destaco principalmente que jamais durmo de maquiagem, tenho a minha rotina de limpeza da pele, hidratação e cuidados anti-idade para o rosto, área dos olhos, e não esqueço de cuidar do pescoço, colo e mãos. Não fico sem o meu colágeno e meus antioxidantes. Há pelo menos cinco anos já tenho meu planejamento de tratamentos dermatológicos, como toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, preenchimentos e tecnologias na busca de envelhecer bem".


Ame-se, empodere-se e invista na sua beleza
Você busca amor próprio e “empoderar-se”? Mas, na prática, o que isso significa? Resgatar o autocuidado, a autoestima, adquirir mais confiança, melhorando a sua imagem, o seu desempenho profissional e a sua vida afetiva. Isto é, melhore seus defeitos e potencialize suas qualidades! Não se compare com as modelos de propagandas, pois não existe beleza perfeita, mas existe a “sua”. Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, cuidar da mente e do corpo, é a chave para uma vida equilibrada e de sucesso!

Segundo a impermanência, desde o nosso nascimento passamos por inúmeras transformações ao longo da vida. A cada nova circunstância, deixamos para trás parte do que éramos abrindo espaço para o novo. Estamos em constante renovação. Mas quando falamos em mudanças físicas, elas não precisam mais acontecer na velocidade do tempo. A Medicina e a tecnologia nos trouxeram avanços incríveis na área de prevenção e rejuvenescimento. Desta maneira, é possível retardar os efeitos do envelhecimento com segurança, por meio de procedimentos minimamente invasivos e obter resultados com mais naturalidade.

Este é o foco de trabalho da Dra. Suelen Mattos Farias: “A empatia é a palavra-chave para que tenhamos uma excelente relação médico-paciente e, por meio da Dermatologia, busco torná-los ainda mais belos, sempre priorizando por resultados lindos e naturais”.

Além de técnicas de harmonização facial com toxina botulínica e ácido hialurônico, rinomodelação, tratamentos para calvície, procedimentos estéticos com lasers e luz intensa pulsada, peelings, tratamentos de câncer de pele, alergias, entre outros procedimentos amplamente conhecidos, a dermatologista trabalha com modernas técnicas de rejuvenescimento e de prevenção. Entre elas, estão o ultrassom micro e macrofocado, os bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação e fios de PDO.


Naturalidade em foco: a era dos bioestimuladores de colágeno
A pele viçosa, macia e bonita representa sinônimo de beleza e de saúde. A partir dos 30 anos a pele aparenta os primeiros sinais de envelhecimento: flacidez, rugas de expressão, olheiras, manchas, entre outros. Depois dessa idade, perdemos em média cerca de 1% de colágeno ao ano. Por isso, a ciência, os avanços tecnológicos, a medicina dermatológica e a Dra. Suelen nos convidam a viver a era dos bioestimuladores de colágeno.

Vigor, firmeza e sustentação facial
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuir a flacidez. O objetivo principal não é o preenchimento mas, sim, a bioestimulação de colágeno decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, que são as células que produzem as fibras colágenas. Quanto mais colágeno, mais firmeza, vigor e sustentação terá nossa pele.

Não é à toa que também é chamado de “proteína da beleza”. As principais substâncias utilizadas são o Ácido Poli-L-láctico e a Hidroxiapatita de Cálcio, ambos injetáveis. Além de garantirem mais naturalidade, os efeitos dos bioestimuladores são mais duradouros, com melhores resultados visíveis em três meses, porém o organismo continua a produzir o colágeno até dois anos após o tratamento. Vamos conhecer mais sobre estes queridinhos da beleza?

Ácido Poli-L-láctico trata-se de um dos bioestimuladores mais utilizados em todo mundo. É seguro e tem resultados comprovados por dezenas de artigos científicos. Promove gradualmente a produção de colágeno e seu efeito é visto a médio prazo. “A partir de três meses após a aplicação da substância, o paciente sentirá um real aumento da firmeza do rosto ou do corpo. Pode ser aplicado na face, na ‘moldura’ do rosto para proporcionar efeito lifting, na região do arco zigomático, mandíbula e malar, além de várias outras partes do corpo como glúteos, abdômen, coxas, joelhos e braços”, explica Dra. Suelen.

Outra grande aliada dos tratamentos estéticos dermatológicos é a Hidroxiapatita de Cálcio, uma substância muito segura, sendo reabsorvida pelo organismo. “Suas duas principais ações: Neocolagênese focal e global. Com isso, há uma melhora da sustentação facial e certo grau de projeção e volumização além de espessamento da derme, o que resulta em uma pele mais firme, com melhor textura e elasticidade. Pode ser aplicada na face, pescoço, colo, dorso das mãos, braços, abdômen, glúteos, coxas e joelhos”, orienta a dermatologista.

Fios Mágicos
A dermatologia nos traz ainda mais possibilidades para efeito lifting e combate à flacidez, por meio dos fios faciais de sustentação compostos por Ácido Poli-L-láctico e os fios de PDO (Polidioxanona), ambos ótimos nesta função de dar um up na expressão: melhoram os contornos do rosto (linha da mandíbula e das bochechas), elevam as sobrancelhas e tratam a flacidez do pescoço e da papada.

Além de proporcionar um efeito lifting imediato, eles estimulam a produção de colágeno no local, pois ativam a função dos fibroblastos, firmando a pele e conseguindo um rejuvenescimento facial contínuo.
Os fios de PDO ainda podem ser usados para tratar outras regiões da face, como as rugas e flacidez das pálpebras inferiores, contorno facial, pescoço e rugas periorais (código de barras).

O procedimento é indicado para pessoas a partir dos 30 anos que já apresentam algum grau de flacidez e desejam melhorar a aparência da face e do pescoço. Com anestesia local, o paciente pode retornar rapidamente às atividades. Os efeitos têm duração média de 18 a 24 meses.

O que o Ultrassom pode fazer por você?
Tecnologia à flor da pele!


Já imaginou tratar a flacidez facial e corporal; eliminar gordurinhas do abdômen, flancos, costas, braços, pernas, região dos joelhos e panturrilhas; eliminar a papada, deixar o rosto mais fininho, as pálpebras mais firmes e ainda sem downtime? Assim funciona este equipamento de última tecnologia em termos de ultrassom: ação não invasiva (sem cortes e sem cirurgia) e com retorno imediato do paciente às atividades cotidianas.

Tecnicamente falando, o aparelho possui transdutores MMFU (Micro & Macro Focused Ultrasound) sendo eficaz e multifuncional na realização de tratamentos estéticos faciais e corporais. Com funções e espessuras diferentes, as ponteiras atuam por meio de ondas de calor, que são emitidas em pontos focados e provocam micropontos de coagulação, de acordo com o local e a camada da pele que se deseja atingir. A energia térmica obtida neste processo promove efeito lifting por ancoragem muscular e estimula a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele, ajudando a firmar e criar uma aparência mais jovem.

As ponteiras microfocadas (1.5, 2.0, 3.0, 4.5 mm) são indicadas para tratar a flacidez, de leve a moderada, promovem o efeito de lifting facial, melhoram a textura da derme; contribuem para a redução de rugas e de marcas de expressão na região das pálpebras, ao redor dos lábios, testa, papada e pescoço. O ultrassom microfocado também apresenta resultados satisfatórios para tratamento da flacidez corporal.

Já o macrofocado contempla ponteiras mais profundas (6.0, 9.0 e 13 mm) para tratamento da gordura localizada, por meio da quebra das células adiposas (lipólise). As áreas de tratamento mais indicadas são: papada, abdômen, costas, culotes, “bananinha”, coxas, joelhos, panturrilhas e braços.

Nesta edição, a médica apresenta os modernos tratamentos e protocolos de ultrassom que são considerados padrão ouro na dermatologia cosmiátrica.

• Previne o envelhecimento, retardando os efeitos da idade
• Valoriza o aspecto natural da pele
• Promove o efeito de lifting facial
• Estimula e remodela o colágeno
• Melhora o contorno mandibular
• Trata rugas e linhas de expressão
• Contorno corporal
• Combate a flacidez e a gordura localizada


"Cada paciente é único e deve ser tratado de maneira individualizada. Por isso, sempre aprimoro meus conhecimentos, invisto em tecnologias e priorizo o atendimento humanizado visando a excelência da jornada do meu paciente".


Sem papada - Ultra Double Chin
O uso de ponteiras diferentes para atingir superfícies distintas, das camadas mais finas às mais profundas da pele, por meio da tecnologia de ultrassom, tratando a flacidez e a gordura localizada da papada (submento) e melhora do contorno facial.

Perda de peso sem flacidez
Graças à constante evolução da cirurgia bariátrica, milhões de pessoas no mundo conseguiram vencer a obesidade. Por outro lado, com a perda de peso ocorre a flacidez da pele, principalmente na região abdominal. Além dos pacientes pós-bariátricos, o problema da flacidez também afeta pessoas em processo de emagrecimento natural (por meio de atividades físicas e dietas), bem como mulheres no pós-parto.
“Com o uso do ultrassom micro e macrofocado, conseguimos aumentar a ancoragem muscular, promover a formação de novas fibras colágenas e, ainda, atuar contra os estoques de gordura localizada”, esclarece Dra. Suelen Mattos Farias.

Durinho, empinado e modelado Ultra Bumbum Up
Combinação perfeita entre as duas ponteiras do ultrassom para tratamento da flacidez com a tecnologia microfocada e a gordura localizada com a macrofocada. Estimula o reagrupamento do colágeno, tonifica os glúteos, quebra as células de gordura e, ainda, aumenta a circulação sanguínea no local. O Ultra Bumbum Up é o tratamento mais queridinho das famosas e a combinação mais desejada pelas mulheres.

Seu rosto mais bonito e afinado - Ultra Cheeks

Este procedimento atua na área das bochechas, sendo indicado para quem tem o rosto mais “redondinho”. Sabe aquele efeito de bichectomia (emagrecimento e afinamento), você pode conquistá-lo sem cirurgia. Com o protocolo Ultra Cheeks, que envolve o ultrassom micro e macrofocado, há uma remodelação do colágeno, reestruturando a gordura local, firmando a pele e o músculo. 

Realce seu olhar - Ultra Lift Eyes
Que tal um olhar mais aberto, mais expressivo e radiante?
O protocolo Ultra Lift Eyes age com precisão nas áreas de pálpebra inferior e superior, lateral dos olhos e supercílio para arqueamento das sobrancelhas. Atua na redução de rugas finas e bolsas, e melhora da flacidez palpebral.

Rejuvenescimento labial - Ultra Lips
Protocolo do ultrassom microfocado que trata especialmente a região perilabial - remodelando o colágeno, tratando as rugas, reduzindo a flacidez e prevenindo novos sinais.

Rejuvenescimento das mãos - Ultra Hands
A pele das mãos também sofre com o processo de envelhecimento, tornando-se mais flácida e fina. Com o Ultra Hands é possível uma aparência mais firme e com menos flacidez.


Harmonização facial
Os detalhes formam o todo

O bonito é ser natural, mas o natural pode ser muito mais bonito! Com as técnicas da Dermatologia, hoje é totalmente possível corrigir traços - ou mesmo marcas provocadas pelo tempo - que não causam tanta satisfação frente ao espelho. Este é o objetivo da harmonização facial na Dermatologia: aperfeiçoar o que você tem de único e realçar sua beleza com sutileza e discrição.

Diferente do que muitos acreditam, a harmonização facial não se refere a apenas uma intervenção específica, mas a um conjunto de tratamentos estéticos que, com foco nos detalhes, busca realçar a beleza do paciente como um todo.

O protocolo da harmonização facial pode incluir a aplicação de toxina botulínica para a redução de linhas de expressão, a injeção de ácido hialurônico para preenchimento ou redefinição do contorno facial, bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado, entre outras técnicas que podem ser associadas ou aplicadas separadamente para se chegar ao efeito esperado.

Com amplo conhecimento técnico e científico, a médica dermatologista Dra. Suelen Mattos Farias explica o processo: “o primeiro passo é entender o desejo do paciente. Depois, avaliamos o formato, a proporção do rosto e os pontos que podem ser trabalhados. Por último, definimos as técnicas que serão empregadas para chegar ao resultado almejado”.

MMP® Capilar: tratamento eficaz contra calvície
Dentre todas as queixas que chegam até o consultório da Dra. Suelen, a calvície, ou também chamada de alopecia androgenética, é uma das principais. É uma doença que acomete cerca de 50% dos homens na faixa dos 50 anos de idade, podendo comprometer até 85% deles aos 70 anos. Em mulheres, até 40% podem ser afetadas após a menopausa. Ainda não há cura, mas já existem procedimentos que freiam a progressão desta patologia e trazem resultados surpreendentes. É o caso do MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele), um procedimento que consiste na injeção de medicamentos e vitaminas diretamente na pele ou no couro cabeludo, por meio de microagulhas. É uma técnica com ação direta na área acometida pelo problema.

No entanto, o MMP® não atua somente contra a calvície, pode ser usado também para o tratamento de melasma, verruga viral (verruga vulgar), sarda branca (Leucodermia gutata ou puntata) e cicatrizes. Além disso, é um ótimo recurso para quem se preocupa com a beleza. O MMP® suaviza os poros e melhora o viço e a textura da pele, promovendo o rejuvenescimento.

Dra. Suelen Mattos Farias - Diretora Técnica Médica - CRM-PR 30273 | RQE 20755