CAPA

Da enxada para a caneta

Instituto da Pele

“Posso resumir parte da minha história, depois de adulto e como advogado, como alguém muito trabalhador, que, por certo, enfrentou adversidades no meio do caminho, mas que jamais afastaram a minha fé e resignação, pois tudo faz parte dos planos do Criador. Também jamais arredei pé na defesa das causas a mim confiadas, seja no viés administrativo ou judicial, busquei sempre a justiça, o que me trouxe amizades cinquentenárias. Formei e criei minha família, inquestionavelmente meu maior tesouro! Conquistei alguns bens materiais, fazendo-me, contudo, sempre lembrar a minha infância na casa da avó paterna, com todas aquelas dificuldades. Hoje tenho a certeza: entre os acertos e erros cometidos na minha caminhada, tudo valeu a pena.”
As palavras são de Carlos Alves, nascido em 1945, no distrito de Eleutério, município de Itapira (SP), pai do médico dermatologista Carlos Alves Junior e de mais três filhos. Um homem que reconhece cada etapa de sua jornada. Em suas próprias palavras: “entre tropeços e dificuldades, sobraram algumas conquistas e vitórias.” Um menino tímido e simples, filho de Amaro Alves de Araújo e Maria de Lurdes Faria Alves, de origem muito humilde, que, da enxada, desde criança, ao lado dos pais e seis irmãos, ganhou a chance de mudar de vida quando o prefeito de Moreira Sales, cidade onde vivia aos 12 anos, fundou o Ginásio Estadual. Após o convite para iniciar seus estudos, também veio a oportunidade para trabalhar na prefeitura do município. Assim, seu mundo começou a crescer.  O conhecimento e a força do trabalho expandiram sua mente, virtudes que ninguém lhe tiraria.

 

Da Contabilidade ao Direito, vitórias que não têm preço

Sabendo que os estudos e o trabalho eram o caminho para o progresso, ingressou na Escola Técnica de Contabilidade na cidade vizinha de Goioerê (PR). Formou-se contador, mas cultivava o sonho de ser advogado, por isso, em 18 de dezembro de 1971, prestou o vestibular para a Faculdade de Direito de Pouso Alegre (MG). Passou!
Para subir os degraus de sua ascensão, precisou, antes, enfrentar uma rotina árdua entre os números e os livros. “Dividia meu tempo entre o trabalho no escritório de contabilidade, no qual eu era o proprietário, e as viagens e quilômetros percorridos até Pouso Alegre para cursar a faculdade. Eu e um colega íamos de “fuque” [como era chamado o automóvel Fusca]. A vontade de vencer era imensa”, relembra. No segundo ano de Direito, sentia sua vida profissional e financeira progredindo, porém faltava uma companheira para iniciar uma família. “Foi então que apareceu na minha vida uma das moças mais lindas de Ubiratã, Maria José (in memoriam). Em oito de julho de 1973, nos casamos. No dia que recebi o meu diploma na colação de grau, já era pai da primogênita Adriana”, recorda.

 

“Tudo que começa bem tende a progredir e terminar bem”

A história em Mamborê (PR), município próximo a Campo Mourão, começou em 1988, a convite do grande amigo e então prefeito municipal, Sr. Ivo Brunetta. Lá, com a carreira de advogado, Carlos Alves teve grandes vitórias e também alguns dissabores. “Sofri alguns processos, mas nenhum deles prosperou, pois jamais cogitei enganar qualquer pessoa e, com certeza, nunca lesei quem quer que fosse. Apesar disso, sempre permaneci bastante atuante no exercício profissional, honrando o compromisso assumido com o meu diploma. Desde quando trabalhava como contínuo, na Prefeitura de Moreira Sales, levo comigo um dos ditados mais antigos: “tudo que começa bem tende a progredir e terminar bem”.
Pela vida, surgem pessoas e momentos que acabam marcando a nossa autoestima e podem até determinar o sucesso (ou o fracasso) da nossa trajetória futura. Felizmente, na vida de Carlos, a maioria dessas pessoas representou uma espécie de renascimento. Ele se lembra com carinho de como o ato gentil de uma professora lhe garantiu a confiança para ser um homem de sucesso. “Não tinha coragem para conversar com as moças, tinha vergonha, era muito tímido. Certo dia, no ginásio, a professora Maria Cecília de Oliveira Romano interveio para me defender, pois as meninas debochavam de mim por ser humilde, vindo do campo e sem roupas boas. Acredito que aquele menino, defendido pela professora ginasial, tornou-se, pela convincente e inesquecível lição dela, um destemido combatente das injustiças entre os homens”.

 

A roça, os descendentes e a tranquilidade

Morando atualmente em Mamborê, Carlos Alves ainda trabalha, porém num ritmo mais leve. Adora estar no meio do gado, pois costuma dizer que, “no meio da roça, todo mundo trata a gente bem, até os animais”. Além disso, o advogado procura conviver ao máximo na companhia dos filhos e dos netos. “Me sinto feliz e realizado. Venci a maioria das barreiras, meus filhos são pessoas do bem e me deram quatro lindos netos (e o quinto já está a caminho). Ainda ocupo a minha cabeça com o trabalho, academia, mas também gosto de passear e viajar. Por exemplo, costumo ir a Tocantins visitar a minha filha mais velha”, conta.
Para seus filhos, sempre aconselhou que fossem humildes, honestos e trabalhadores, sem medo de enfrentar os problemas e, acima de tudo, respeitar o ser humano, sem distinção. E assim, pretende que os netos também sigam seus ensinamentos, contando, com muito orgulho, quem são seus descendentes: “Adriana Marcia Alves dos Anjos é bacharel em Direito, casada com Dirceu Vieira dos Anjos, e nos presentearam com um neto, o Lucas. Então, veio meu segundo filho, que ganhou meu nome, Carlos Alves Junior, médico especialista em Dermatologia, casado com a médica Letícia Daud Alves. Dessa união, ganhei dois netos: Júlia e Carlos Eduardo! O próximo foi André Luiz Alves, divorciado, estudante de Direito e pai da minha neta Camila. O caçula é Fernando Henrique Alves, também Dermatologista e tenente da reserva na Aeronáutica, casado com a odontóloga Jéssica Fernandes.”

 

Maria José (in memoriam), Carlos Alves Junior e Carlos Alves

Carlos Alves Junior, meu primeiro filho homem, é um diamante lapidado. Desde cedo, foi muito esperto, extrovertido e inteligente. Seu sucesso na vida estudantil veio da atenção que prestava no que os professores ensinavam, pois não era uma criança fã de estudar, preferia gastar sua energia com as brincadeiras. Mesmo assim, era destaque na escola, sempre com as melhores notas. Lembro que o matriculamos em uma escolinha de futebol, e muitos gols ele fez! O colocamos para ter aulas de piano e rapidamente músicas lindas ele tocou. O Junior é assim, de um talento nato. Mas, quando entrou na faculdade de Medicina, percebeu que para ser um bom médico não bastava apenas prestar atenção às aulas, tinha que realmente encarar com garra os estudos! Foi aí que amadureceu, se dedicou e evoluiu...

 

Hoje, mais do que um excelente médico, é um ser humano incrível, de coração gigante, pronto a fazer o bem sem olhar a quem. Bom pai, bom amigo, um homem que nunca se esqueceu de suas raízes, de sua família, muito menos de sua infância em Ubiratã e Mamborê. É aquela pessoa que ajuda todo mundo e que espalha sorrisos onde quer que esteja, sabe? Meu filho é companheiro, divertido e faz piadas com tudo e com todos, até achei que seria humorista (risos). Mas seu coração falou mais alto, escolheu uma profissão linda, respeitável e que cuida da saúde e da beleza. Meus filhos sempre tiveram liberdade para trilhar seus próprios caminhos, nunca exigi que fossem isso ou aquilo. Sou um pai muito orgulhoso dos filhos que criei! Agradeço pela oportunidade desta entrevista e, por meio da Revista Saúde News, deixo aqui registrado minha homenagem ao Junior. 

 

Meu filho, carregue em seu coração essa singela homenagem

Dentre os maiores presentes que ganhei até hoje, um deles é  VOCÊ e os outros são seus irmãos e meus quatro netos. A cada dia que passa, com a experiência da vida, minha confiança e os meus sentimentos de amor por ti só aumentam.
Aqui, aproveito para lhe pedir desculpas, também, pois todos erramos, mesmo sem querer. Se, em algum momento, meu filho, não lhe dei muita atenção, é porque estivemos trabalhando muito. Além da família, do amor, da roupa, do alimento e de um lar, o que pudemos lhe oferecer foi a escola, com certos sacrifícios, mas muito pequenos se comparados à alegria que nos proporciona. A educação, Junior, é o maior patrimônio que um cidadão pode conquistar, pois os bens materiais somem, acabam; enquanto o saber, o conhecimento, a cultura... ninguém os toma de ti.
Espero sinceramente que me tenha não só como pai ou avô dos seus dois filhos (que são lindos e peço vida e saúde para poder vê-los crescer e ser bons como você), mas sim como amigo e companheiro, sendo sua âncora, sua alavanca, seu porto seguro nos momentos de dificuldades, pois elas fazem parte da nossa existência. Que eu também seja como aqueles foguetes multicoloridos nos momentos de festas, brincadeiras e confraternizações e que as alegrias e felicidades sejam a maior parte e porção em sua trajetória.
Na vida, meu querido filho, há que se ter prudência, sabedoria, respeito, fraternidade e união. Há que se ter força e beleza, paciência e temperança. É preciso também ter coragem para assumir nossos erros, pedir perdão e fazer as coisas certas, melhorando em tudo, especialmente nas relações humanas e familiares, que são indissolúveis. VOCÊ, Carlos, e seus irmãos têm o meu sangue e o de sua mãe, jamais se esqueça disso: os laços da família.

Embora o amor que sinto por você não possa ser expresso, descrito ou exemplificado em qualquer quantidade de palavras, desejo que seja muito feliz, com muita saúde, paz e prosperidade. Peço a Deus, no silêncio das minhas orações, que o proteja durante toda a sua jornada. Que Ele nos una cada vez mais, como pai e filho, como amigos e companheiros, como filhos Dele!

Carlos Alves, um pai que te ama muito, muito... e sempre!

 

Na pele, muitos sentidos da vida!

Werik Júlio e Ireni Pereira da Silva Santos, Cascavel (PR)

Imagine você ter uma doença que deixa a pele de seu corpo todo com manchas. Imagine ainda ter a pele negra, o que evidencia ainda mais essas marcas. Se o vitiligo já é difícil para um adulto enfrentar, física e psicologicamente, pense como é crescer com a doença, “sofrendo” desde os cinco anos, por ser considerada diferente. Foi isso que Ireni Pereira da Silva Santos, de 50 anos, ex-costureira, enfrentou a vida toda. Apesar de ainda vivenciar uma luta diária, principalmente pelas restrições ao sol, calor e luz forte, Ireni conta que tudo ficou mais fácil após iniciar o tratamento com o Dr. Carlos Alves Junior. “Comecei a me tratar há muitos anos, passei por diversos médicos e já estava sem esperanças. Certo dia, fui consultar e aconteceu algo muito ruim com uma médica, que, em vez de me acolher, me apelidou de ‘oncinha’. Nesse momento conheci meu ‘anjo da guarda’. Presenciando aquela situação, Dr. Carlos disse: ‘deixe isso para lá, agora eu é que vou cuidar de você’. Isso foi em 2008, e com ele comecei a obter os primeiros resultados positivos dos tratamentos. Quem entra naquela clínica linda acha que o doutor só atende os mais favorecidos, mas não; ele consegue unir a sofisticação do lugar à humildade do atendimento, sempre com um sorriso no rosto e um abraço gostoso. Já cheguei lá muito deprimida, sem nem ter marcado horário e, mesmo assim, ele me recebeu. Para mim, é mais do que um médico, é meu psicólogo também (risos), além de grande amigo. Graças a Dr. Carlos, consegui equilibrar o vitiligo e estou vivendo muito melhor”.
Um de seus filhos, Werik Júlio Pereira dos Santos, já acompanhou a Ireni muitas vezes nas consultas e comenta: “É tudo o que minha mãe disse e mais um pouco! Carlos é um médico muito humano e positivo, seus cuidados e suas palavras contribuem com a saúde e autoestima dela. Quando entrei lá pela primeira vez, pensei que ali minha mãe não seria bem atendida, mas ele me disse: ‘aqui é para todos, não existem pobres ou ricos. Existem seres humanos’. Fica aqui nosso agradecimento a ele e a toda sua equipe maravilhosa!”.

 

Maria Aparecida Doneda dos Santos, 86 anos, Cascavel (PR)

“Sou paciente do Dr. Carlos Alves Junior há 9 anos. Já fiz uma cirurgia no nariz para retirar um câncer de pele, além de outros tratamentos para manchas. O atendimento é muito bom, as meninas são muito queridas! Chego à clínica e logo me sinto acolhida. O doutor fala que vai me tratar com ‘seus dedinhos de fada’ e assim eu sinto. Não é só o tratamento da doença, é o carinho, a conversa, a explicação de tudo o que vai ser feito. Saio de lá sempre mais feliz e estou sempre cuidando da minha saúde para conviver bem com meus quatro filhos, Daniel, Nelson, Nercília e Ercília, e meus nove netos!”

 

Arlindo Dallastra (83 anos) e Renilda Sander Dallastra (81), Céu Azul (PR)

“Somos pacientes do Dr. Carlos há quase cinco anos. Moramos em Céu Azul (PR), e alguns amigos nos indicaram ele. A cada seis meses, vamos a Cascavel para realizar nossos procedimentos dermatológicos. Nós dois temos problemas de pele, algumas manchas, pintas e lesões pré-cancerosas, que necessitam de tratamento para evitar o câncer de pele. Isso acontece porque por anos trabalhamos duro embaixo do sol, na roça. Com Dr. Carlos, aprendemos a relevância de cuidar da pele, até porque nossa filha Adriana já teve esse tipo de câncer. Temos mais dois filhos, o Evandir Afonso e o Edmar Teobaldo Dallastra, e somos pessoas muito simples, humildes e nunca pensamos que teríamos um atendimento tão exclusivo e com tanta qualidade.  Mas o Dr. Carlos é assim, não se importa se temos posses ou não, aliás, com ele, nos sentimos importantes, de tão bem que nos recebe! É um médico fantástico, faz a gente dar boas risadas, além de querido e muito atencioso. Por causa da Covid-19, que nós dois fomos infectados em junho deste ano, não gostamos mais de sair de casa. Mas, quando é dia de consulta com o Dr. Carlos, a gente se arruma correndo, pois é uma grande alegria encontrá-lo. Ficamos felizes com o cuidado dele conosco e, principalmente, com essa grande amizade. Para nós, tudo isso não tem preço, não tem dinheiro que pague.”

 

Jandira Dantas Diniz, Tangará da Serra (MT)

“Quando ouvi duas mulheres conversando em um hotel e falando tão bem do Dr. Carlos Alves Junior e do Instituto da Pele, não tive dúvidas: pedi licença e perguntei quem era e qual o telefone. E assim já se passaram mais de dez anos de tratamentos e amizade. Sempre que posso, vou a Cascavel fazer alguns procedimentos com o Dr. Carlos ou, até mesmo, para tomar um café, pois é um prazer imenso encontrar com ele e sua equipe. Sem contar as grandes alegrias que ele tem me proporcionado ao longo desses anos ao aumentar minha autoestima com procedimentos bem-sucedidos. Já fiz Botox, preenchimento, fios de sustentação (que adoro), laser e outras correções, todas com ótimos resultados. Se como médico ele é maravilhoso, como ser humano é ainda mais!”

 

Dermatologia de excelência 

Se há uma certeza na vida é a de que o tempo não para. Ele nos traz alegrias, sabedoria, crescimento profissional e pessoal, realização de sonhos, mas deixa também as suas marcas, especialmente quando falamos da nossa pele. Porém, graças aos avanços da medicina dermatológica, é possível, pelo menos na estética, amenizar e prevenir os efeitos do passar dos anos. O Instituto da Pele, sob a direção do médico dermatologista Dr. Carlos Alves Junior, oferece tratamentos faciais e corporais de alta performance, seguros e pouco invasivos, para amenizar rugas e linhas, diminuir a flacidez, manchas e gordura localizada, devolvendo o viço e harmonia à região tratada. O rol de procedimentos vai desde aplicação da toxina botulínica (sempre com a marca mais conhecida no mercado), preenchedores faciais, estimuladores de colágeno, fios de sustentação, até diversos tipos de lasers e ultrassons. Acompanhe a seguir alguns destaques da clínica, que tem como foco o respeito à individualidade, o bem-estar, a saúde e segurança do paciente.

 

Lifting de pálpebras, seu olhar mais jovem

A pele dos olhos é a primeira a mostrar os sinais da idade, pois é a mais fina do rosto. Com o passar dos anos, pode haver acúmulo de gordura na região, além de perda do tônus muscular e flacidez. Segundo Dr. Carlos Alves Junior, para um melhor resultado, o ideal é a associação da blefaroplastia (realizada por um cirurgião plástico ou oftalmologista), com tratamentos dermatológicos capazes de estimular o colágeno. “Dessa maneira, o cirurgião retira o excesso de pele e a gordura acumulada. Após a liberação do paciente, podemos fazer um tratamento isolado ou associado, incluindo o Plasma Fracionado, para tratar a flacidez das pálpebras inferiores e superiores”, explica. Presente no Instituto da Pele, o Plasma fracionado atua fornecendo energia de plasma aos tecidos, gerada pela ionização do gás no ar, promovendo a contração da pele e um efeito lifting das pálpebras. Com desconforto mínimo e rápida recuperação, o resultado é uma aparência mais jovem à região dos olhos. Outras tecnologias fornecidas pela clínica são laser de Erbium, laser de CO2 e ultrassom microfocado.

 

 

Experiência e tecnologias a favor da saúde, beleza e autoestima

 

Microagulhamento robótico MMP – melhora a textura da pele e estimula a produção de colágeno

Você sabia que existe um tratamento a laser capaz de usar duas tecnologias muito modernas ao mesmo tempo? O Microagulhamento MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) trabalha injetando medicamentos específicos diretamente na região tratada ao mesmo tempo em que emite ondas eletromagnéticas, resultando em uma pele mais firme, jovem e uniforme, além de suavizar cicatrizes de acnes e estrias. Segundo Dr. Carlos, esse é um ótimo tratamento para várias queixas, pois simultaneamente melhora a textura da pele e estimula a produção de colágeno. Outros benefícios do MMP: tratamento do melasma, problemas no couro cabeludo e queda capilar.

 

Uma solução completa para a beleza

Conhecido internacionalmente como “The Extended Platform”, por oferecer indicações e aplicações clínicas mais flexíveis em comparação com outros lasers do mercado, o laser micropulsado Q-Switch também está disponível no Instituto da Pele. Sua tecnologia opera com seis comprimentos de ondas diferentes, sendo indicados para diversos tratamentos superficiais e profundos.

Indicações clínicas:
• Rejuvenescimento
• Remoção de lesões pigmentadas superficiais
• Melasma
• Rosácea
• Diminuição dos poros
• Cicatrizes
• Acne
• Olheiras
• Queloides
• Dermatites

Uma das indicações do laser micropulsado Q-Switch é a remoção de tatuagens pretas ou coloridas, inclusive aquelas com tons de vermelho, amarelo, verde e azul. Além de ser um dos melhores aparelhos do mundo para remoção de tatuagem, também é indicado para remoção de micropigmentação para sobrancelha definitiva. Sua velocidade é ultrarrápida, diminuindo o tempo e a quantidade de sessões.

 

Peeling de Hollywood

Para aquele evento especial em que o paciente deseja um efeito glow à pele, de maneira rápida e indolor, é indicado outro tratamento com o laser micropulsado Q-Switch, mas dessa vez alinhado a uma máscara de carbono. Feita de lama mineral de rocha vulcânica e extratos vegetais, a máscara absorve o feixe de laser, promovendo um peeling imediato. Com mais sessões, é possível verificar uma melhora ainda maior na redução de linhas de expressão, manchas e acne.

 

Rejuvenescimento íntimo feito por quem mais entende: as mulheres

Assim como outras partes do corpo perdem elasticidade e colágeno com o passar dos anos, a região genital também é afetada pela flacidez da pele e dos músculos. Isso pode causar não apenas um incômodo estético, como também secura, desconforto nas relações sexuais, atrofia e incontinência urinária. O laser é uma tecnologia indolor que atua no rejuvenescimento íntimo, tratando a flacidez e o aspecto envelhecido da pele, além de recuperar a lubrificação, a contração vaginal, a vascularização da região e o prazer sexual. No Instituto da Pele, além do laser de última geração, a equipe é totalmente capacitada para aplicar diversos protocolos e métodos, assegurando um tratamento íntimo eficaz. Para maior comodidade das pacientes, as sessões são realizadas apenas por profissionais mulheres (médicas, biomédicas e fisioterapeutas).

Indicações clínicas
• Incontinência urinária
• Atrofia vaginal
• Ressecamento vaginal
• Rejuvenescimento da região vulvar
• Flacidez vaginal – perda do tônus
• Labioplastia: clareamento, redução ou aumento dos lábios
• Candidíase de repetição
• Vaginite e cistite recorrentes  
• Disfunção sexual
• Melhora da libido

 

Ultrassom 3D Micro e Macrofocado

Tecnologia de última geração para tratamentos eficientes, seguros, rápidos e precisos

- Flacidez facial e corporal
- Afinamento da face
- Elevação das sobrancelhas
- Lifting facial não invasivo
- Contorno da mandíbula
- Rítides periorais
- Flacidez de pescoço e área cervical
- Tratamentos de rugas do colo
- Hiperidrose axilar
- Tratamento da celulite
- Gordura localizada
- Contorno corporal
- Papadas

 

Seus procedimentos sem dor

No Instituto da pele, os pacientes podem realizar seus procedimentos sem dor, isto é, com possibilidade de uma sedação segura e com anestesiologista e dermatologista ao seu lado em tempo integral.  Em outras palavras, Dr. Marcelo Santa Cruz e a renomada equipe de anestesiologistas do CAOP (Clínica de Anestesiologia do Oeste do Paraná), juntamente com Dr. Carlos Alves Junior, acompanham o pré, durante e o pós-procedimento. A sedação com analgesia, conta com todos os aparatos de segurança presente nos melhores hospitais do mundo. O atendimento segue as normas da Vigilância Sanitária, contempla equipamentos e aparelhos de emergência, como os de uma UTI, além de uma equipe preparada para possíveis intercorrências. Tudo isso, promove mais conforto, bem-estar e segurança aos pacientes.

 

Procedimento guiado por imagem - Ultrassom de última geração

O procedimento guiado por imagem - ultrassom de última geração - propicia ao dermatologista maior precisão, principalmente quando se faz uso de preenchedores.  Já ao paciente, permite a diminuição do risco de uma possível intercorrência. Podemos citar, dentre elas, a obstrução, embolia ou compressão de uma artéria que acarretaria numa diminuição do fluxo sanguíneo para determinado tecido, até a perda da pele naquela região. “Nossa busca é sempre oferecer mais segurança aos nossos pacientes, reduzindo ao máximo a possibilidade de uma complicação durante um procedimento”, reforça Dr. Carlos Alves Junior.

 

 

 

Dr. Carlos Alves Junior - Diretor Técnico Médico  CRM-PR 22692 / RQE 14108