CAPA

O que é Beleza?

Para nós, ela é muito mais do que estética

Ao longo dos séculos, os padrões de beleza mudaram muito. Você imagina que, na Grécia Antiga (500 a.C. a 300 a.C.), a beleza feminina significava coxas grossas e cintura larga? E, indo um pouco menos longe no tempo, imagina que, há 100 anos, o visual mais desejado era andrógino, sem curvas, com seios pequenos e cabelos curtos? Os padrões podem até mudar, mas, observando a história, eles continuarão existindo. Contudo, para a médica Dra. Carla Peterli, referência no segmento de cirurgia plástica há 15 anos no Paraná, a real beleza não precisa seguir um padrão, ela precisa fazer a pessoa feliz. Na clínica, recém-inaugurada em Cascavel e que leva seu nome, cada detalhe foi planejado para transmitir cuidado e oferecer uma nova experiência. “Trata-se de um novo conceito em cirurgia plástica, muito além da beleza”, resume.

E “muito além da beleza” quer dizer bem-estar, em seu mais amplo significado. É o cuidado com o paciente desde o primeiro contato telefônico até a alta médica. É tratá-lo com respeito e ética, para que toda a sua jornada em um procedimento – do menos ao mais invasivo – seja a mais agradável possível. “O atendimento humanizado e individualizado respeita a história de vida das pessoas e torna mais simples o processo de compreensão do motivo pelo qual o paciente escolheu fazer um determinado procedimento, independentemente de qual seja”, avalia.

Esmero técnico e atendimento humanizado

Muitas vezes, quem procura um cirurgião plástico pode estar com a autoestima abalada, com receio sobre sua própria imagem e, até mesmo, repleto de insegurança e medo de expor em público. Por isso, a equipe da clínica também está totalmente preparada não apenas tecnicamente, mas para demonstrar empatia, colocando-se no lugar de quem busca um procedimento cirúrgico. “Proporcionamos um tratamento global dentro da cirurgia plástica, ou seja, tudo o que envolve o antes e o depois do procedimento. Não há olhares julgadores na recepção, não existe consulta com pressa, sem conversa e sem escuta ativa. Só assim é possível ter a exata dimensão dos sentimentos, angústias e desejos das pessoas, o que garante o melhor atendimento”, acredita Dra. Carla.     

“A Carla Peterli Cirurgia Plástica surgiu em meio a um novo mundo, uma nova realidade. Em meio a tantos desafios, a oportunidade de me reinventar e de fazer diferente”, conta a médica. Fruto de um sonho antigo, o espaço oferece o que há de mais moderno no ramo da beleza, além de priorizar uma relação mais próxima com os pacientes, no intuito de preservar a sensibilidade do atendimento humanizado. São 174m², divididos entre recepção, consultórios, sala de procedimentos, como também espaços de serviços e apoio, pensados para garantir todo o acolhimento que os pacientes merecem.

Com a assinatura do escritório ArqSaúde Arquitetura Hospitalar e arquitetos Fábio Marchi, Juliana Stormoski e Nicolly Bracht, todo o projeto foi pensado nos mínimos detalhes, formando espaços marcantes, aconchegantes e funcionais, como uma forma de representar o trabalho de Carla Peterli como cirurgiã plástica: proporcionar beleza e bem-estar para os pacientes desde o momento em que eles entram na clínica até o procedimento e o pós. 

De acordo com a arquiteta Nicolly Bracht, o espaço combina com a Dra. Carla, de maneira que tudo parece perfeito, desde o cheiro do ambiente, o atendimento, o cuidado que ela teve em escolher cada detalhe, o café, a bandeja, os quadros, as decorações. “Só posso dizer, que para o nosso escritório, foi extremamente gratificante participar desse projeto e dessa realização”, finaliza Nicolly. 

Rejuvenescimento facial global

O rejuvenescimento facial global, como o nome diz, é o tratamento global da face em busca da jovialidade. Na prática, isso significa olhar o rosto em sua totalidade, considerando-se todas as técnicas disponíveis e buscando em cada uma delas a melhor indicação e benefício. O resultado é um rejuvenescimento com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial. 

Nesse contexto, há diversos procedimentos não cirúrgicos para prevenção e tratamento, como os bioestimuladores de colágeno, preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica, lasers, peelings, entre outros. Entretanto, em alguns casos, os procedimentos cirúrgicos são os mais indicados, pois são capazes de reposicionar os tecidos e promover a restauração do volume facial. 

Um novo olhar

Blefaroplastia é um deles. Trata-se da remoção do excesso de pele e reposicionamento das estruturas mais profundas das pálpebras, tanto da parte superior como inferior, devolvendo um olhar mais jovem e descansado. O procedimento pode ser feito em ambiente ambulatorial, com anestesia local e retorno às atividades normais em cerca de uma semana. Quanto à cicatriz, ela é imperceptível após um tempo de realização da cirurgia. Além disso, como explica Dra. Carla, a blefaroplastia pode ser o primeiro passo para quem tem receio de fazer um lifting facial. Entenda o porquê a seguir!

Não ignore o que fica sempre à mostra: a face 

O Brasil tem belíssimas praias, do Sul ao Nordeste, e faz parte da cultura dos brasileiros viajar com frequência ao litoral. Para isso, todos querem estar com seus corpos em boa forma na hora de colocar os trajes de banho. E a cirurgia plástica corporal é uma grande aliada para retirar aquela gordura localizada, deixar os seios bonitos e o bumbum empinado. Porém, muitos se esquecem de cuidar do que está exposto o tempo todo, em todas as estações: a face! 

De acordo com a Dra. Carla, a cirurgia estética evoluiu significativamente nos últimos anos, trazendo resultados muito mais naturais. “Mesmo para quem faz tratamentos faciais não invasivos, existe um momento em que eles não são mais suficientes, pois as estruturas da face precisam ser reposicionadas. Um cirurgião plástico habilitado pode fazer a indicação do lifting facial ou ritidoplastia, que não se resume apenas ao esticamento da pele, mas, sobretudo, ao reposicionamento do Sistema Músculo-Aponeurótico Superficial da face e pescoço (SMAS). Muitas pessoas ainda têm receio do resultado, por isso aconselho realizar antes uma blefaroplastia, para verem como o resultado é sutil e natural”, aconselha a médica. Ela ainda indica a associação do lifting à enxertia de gordura em alguns pontos para devolver a jovialidade e proporcionar um aspecto mais natural. 

Com o mesmo objetivo de reposicionamento das estruturas mais profundas, existem os liftings cervical, frontal e labial. Este é um procedimento realizado entre o nariz e o lábio superior, para encurtá-lo e expor mais o elemento dental plástico. O lifting frontal é indicado para o tratamento da parte superior da face, que engloba a testa e as sobrancelhas. Já o cervical alcança a parte inferior da mandíbula e o pescoço e tem como objetivo corrigir a flacidez do local, podendo ser associado à lipoaspiração na região do mento para redução da papada. 

Harmonia é tudo

Seguindo o mesmo conceito de harmonia e rejuvenescimento global da face, o formato do nariz é capaz de mudar completamente o perfil de uma pessoa e o aspecto do rosto de um modo geral. São diversos os objetivos da rinoplastia, como a redução ou aumento do dorso nasal (ossinho saliente), alectomia para correção das asas nasais (base larga), correção de desvios (melhorando a função respiratória), redução de pontas mais arredondadas, entre outros. “Não há uma “receita de bolo” igual para todos. Somente após uma avaliação individual, considerando a naturalidade e as particularidades do rosto de cada paciente (como as medidas da face e a etnia), podemos traçar o melhor plano cirúrgico. Para garantir resultados satisfatórios, realizamos um estudo detalhado da face como um todo no pré-operatório”, explica Dra. Carla.  

Completando o rol de cirurgias faciais realizadas pela cirurgiã, está a otoplastia, para correção de deformidades na orelha externa. Normalmente, é indicada para aproximar a estrutura da cabeça, mas também pode ser visando à diminuição do polo superior, médio ou do lóbulo e o reposicionamento da orelha e do lóbulo.

Intimidade preservada

Com o constante avanço das novas técnicas cirúrgicas em todas as áreas da medicina, surgiram também procedimentos capazes de tratar a estética genital, tanto do homem quanto da mulher. Segundo a cirurgiã plástica, especializada na cirurgia feminina, a maioria das queixas estéticas em relação à vulva pode ser corrigida com procedimentos simples, realizados em sua maioria sob anestesia local. “Muitas mulheres buscam esse tipo de cirurgia para se sentir melhor com o próprio corpo e, assim, ficar mais à vontade durante o contato íntimo. É um tipo de procedimento muito importante para a autoestima, pois devolve a confiança às pacientes”, finaliza. 

Conheça os principais procedimentos estéticos íntimos:

Ninfoplastia: também conhecida como labioplastia, o principal objetivo é reduzir o tamanho dos pequenos lábios para que fiquem menores que os grandes lábios.

Tratamento do Monte de Vênus: localizado acima do púbis (região com pelos pubianos), é feita com lipoaspiração. Em alguns casos, também se retira uma parte da pele quando há flacidez. 

Grandes Lábios: para diminuir ou aumentar o volume, corrigir a flacidez ou o excesso de pele. São várias as técnicas disponíveis, como laser e enxerto de gordura das costas ou da barriga da paciente.

Clitoroplastia: remoção do excesso de pele do clitóris.

Doutora Carla Peterli trabalha com profissionalismo, determinação, segue os princípios da ética, preocupa-se em oferecer inovação, técnicas modernas, produtos e marcas de qualidade e, ao mesmo tempo, toda a segurança e o conforto necessário aos seus pacientes, tanto na realização de procedimentos minimamente invasivos quanto nos cirúrgicos. Participa ativamente de encontros científicos nacionais e internacionais, realiza cursos entre outras atividades que contribuem para mantê-la atualizada. 

Procedimentos faciais
- Ácido hialurônico
- Aplicação de toxina botulínica
- Bichectomia
- Blefaroplastia
- Harmonização facial/MD Codes
- Lifting facial e cervical
- Lifting labial
- Lifting de supercílios
- Lipoenxertia facial
- Otoplastia
- Rinoplastia
- Rejuvenescimento facial global
- Tratamento não cirúrgico da flacidez com bioestimuladores de colágeno

Procedimentos corporais
- Abdominoplastia
- Correção de cicatrizes
- Lifting de braços e coxas
- Lipoaspiração
- Lipoescultura
- Lipoenxertia corporal
- Lipo HD
- Mamoplastias de aumento e redutora
- Mastopexia

Cirurgia íntima
- Laser genital
- Ninfoplastia
- Tratamento do Monte de Vênus
- Clitoroplastia

Dra. Carla Peterli
CRM-PR 23068
Cirurgia Plástica
RQE 14251
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

@carlapeterli
carlapeterli.com.br

45 3035 3600
45 99155 3600

Rua Marechal Cândido Rondon, 1096, salas 701 e 703
Cascavel-PR