SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/01/2015
Pele Linda e Bronzeada

 Conseguir um bronzeado bonito sem descuidar da saúde não é uma tarefa fácil. No verão é necessário ter cuidados redobrados com a pele, tanto para garantir a beleza do bronzeado quanto para deixar a saúde em dia. A exposição exagerada aos raios ultravioletas, principalmente entre 10h e 16h, pode ocasionar manchas, queimaduras, envelhecimento precoce ou até mesmo câncer de pele. Por isso, na estação de altas temperaturas, o protetor solar é item indispensável.
A farmácia magistral tem trabalhado muito trazendo novidades para quem adora essa época do ano, principalmente, produtos específicos para o sol. Os protetores solares estão mais modernos, em formulações diferenciadas e com sensorial agradável, como os bb creams, hip creams, protetores em espuma, pós antibrilho, bastões e sticks. 
Atualmente os filtros físicos, que antigamente eram esbranquiçados, estão com toque mais aveludado e transparente e são uma ótima opção para as peles mais sensíveis. Enquanto os filtros químicos agem criando uma reação química na pele, os físicos formam uma barreira capaz de refletir a radiação UVA e UVB. A ausência de química faz com que o filtro físico seja recomendado para grávidas, crianças, alérgicos e pessoas que se submeteram recentemente a procedimentos estéticos, como o uso de laser.
Estudos recentes têm revelado que alguns suplementos antioxidantes quando administrados oralmente podem proteger com eficácia a pele contra a danificação induzida pela radiação ultravioleta, agindo como um complemento aos protetores tópicos. Estes suplementos são chamados de fotoprotetores orais e é a tendência do verão. 
O Polypodium leucotomos, por exemplo, é um extrato natural que apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e foto protetora contra o estresse foto oxidativo. É capaz de induzir tolerância cutânea à luz solar inibindo a oxidação induzida pela UVB e modulando a resposta inflamatória da pele às radiações. Outras substâncias comumente utilizadas que também atuam prevenindo o foto envelhecimento são os carotenoides: Licopeno, Luteína e Betacaroteno.
O licopeno e a luteína são antioxidantes que ajudam a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Já o Betacaroteno, além de antioxidante também é ótimo na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A no organismo auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta, além de conferir o bronzeamento.  
O uso destes fotoprotetores orais fornece proteção à pele, principalmente do DNA das células, no entanto, eles não dispensam a necessidade do uso do filtro solar tópico. 
Com cuidado é possível ter um ótimo relacionamento com o sol. 
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.