SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

19/09/2020
Vamos falar sobre o bruxismo infantil?

Orto Clean

O bruxismo é uma desordem funcional que tem como característica o ranger ou apertar dos dentes. Na maioria dos casos, a disfunção relaciona-se a fatores genéticos, estresse, tensão, má oclusão, ansiedade, problemas respiratórios ou disfunções no sono. E infelizmente, acomete tanto os adultos, quanto as crianças.
Existem dois tipos de bruxismo: o mais comum é o do sono, quando a criança range os dentes involuntariamente à noite; já no bruxismo de vigília, durante o dia, os dentes se mantêm apertados e sob estresse.

Quais são as consequências do bruxismo para a criança?
Dores na face, ouvido, cabeça e desconforto na articulação da mandíbula (ATM). Também pode provocar desgaste dental, sensibilidade na ingestão de bebidas e alimentos quentes ou gelados, além de aumentar o risco de fraturas dentárias.

Como tratar o bruxismo na infância?
Apesar de não ter cura, o bruxismo pode ser tratado e bem controlado. É fundamental uma avaliação e o acompanhamento com o ortodontista, desde os primeiros sinais. Observe se a criança respira bem pelo nariz, rói unhas e o nível de ansiedade ou estresse.
Os tratamentos são personalizados de acordo com o grau da disfunção e levando em consideração as características do paciente. Doutor Guaracy Perin Jr. também orienta a importância da higiene do sono, que consiste em adequar o ambiente de descanso, como por exemplo, desligar aparelhos eletrônicos, deixar o local mais escuro, livre de ruídos, evitar alimentos ricos em cafeína ou estimulantes no jantar, entre outras atitudes que melhoram a qualidade do sono.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.