SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

10/07/2020
Colesterol: Mitos e Verdades

Se, por um lado, 12,5% dos brasileiros adultos apresentam colesterol alto, por outro, na internet, informações reais dividem espaço com lendas sobre o tema.

Guia rápido para não cair em Fake News

PARA COMEÇAR...

O que é colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura necessária por produzir vitaminas e hormônios essenciais, estando presente nas células e circulando pelo corpo por meio do sangue.

Existem dois tipos de colesterol de maior importância:
O LDL (colesterol ruim e que em excesso é prejudicial, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares)

HDL (conhecido como o bom colesterol).

NEM TODO COLESTEROL É RUIM

Colesterol ruim
O LDL, conhecido como colesterol ruim, se deposita na parede das artérias (vasos principais do corpo, que transportam o sangue com oxigênio para todos os órgãos) e formam placas de gordura que provocam entupimento, favorecendo a ocorrência de infartos e derrames.

Colesterol bom
O chamado colesterol bom é o HDL, conhecido assim porque auxilia na eliminação do excesso das partículas do colesterol ruim (LDL colesterol), impedindo o acúmulo e a formação de placas de gordura.
 


MAS, POR AQUI VAMOS FALAR SOBRE O RUIM

é verdade ou é mito?

A genética pode contribuir para o colesterol alto?
VERDADE - Além de outros fatores relevantes, o fator genético e o histórico familiar podem influenciar o seu índice de colesterol. Filhos de pais com colesterol alto podem ter a tendência de apresentar o mesmo quadro.

Praticar exercícios pode ajudar a controlar as taxas de colesterol?
VERDADE - A prática regular de atividades físicas contribui para o controle do peso e dos níveis de colesterol. Não importa o tipo de atividade, desde que ela seja orientada por um profissional habilitado.

Pessoas magras não têm problemas com colesterol?
MITO -
Apesar de o alto colesterol ser mais comum nas pessoas que estão acima do peso, pessoas magras também podem sofrer com o problema. Além disso, um estilo de vida sedentário, consumir alimentos gordurosos e o histórico familiar também podem contribuir.

Crianças podem sofrer com colesterol alto?
VERDADE -
Na maioria dos casos, o problema está relacionado com a má alimentação, mas também pode ser provocado por fatores genéticos ou histórico familiar. O colesterol alto não traz problemas imediatos para as crianças e adolescentes, mas aumenta os riscos
de doenças cardíacas e infarto na idade adulta.

Comer ovos aumenta o colesterol?
MITO - Já existem estudos que mostram que o consumo de um único ovo por dia não provoca aumento do colesterol — desde que a pessoa não exagere comendo também outros alimentos ricos em colesterol. O que pode, sim, causar problemas, aumentando os níveis de colesterol e abrindo espaço para doenças cardíacas.

Água de limão com berinjela ajuda a baixar os níveis de colesterol?
MITO -
Apesar da crença popular, não existe comprovação científica de que essa combinação promova a regulação das taxas de colesterol.

Carne de frango tem menos colesterol do que a carne vermelha?
MITO -
Pesquisas mostram que o consumo excessivo dos dois tipos de carne causa praticamente o mesmo aumento do colesterol, em especial do LDL (colesterol ruim), se comparado a uma dieta sem carne. Se você quer cuidar do colesterol com as chamadas carnes magras, opte por peixe. Esse alimento, sim, apresenta baixos índices de colesterol.

O ideal é que pessoas com taxas normais de colesterol façam novos exames a cada cinco anos.
VERDADE -
Quem verifica que os níveis de colesterol estão normais deve fazer novos exames a cada cinco anos. Entretanto, pessoas com diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, derrames, problemas de fluxo sanguíneo nas pernas ou pés, além daqueles que já têm níveis de colesterol alterados devem fazer exames com uma frequência maior, sempre sob orientação médica.

ALÉM DE SEMPRE CHECAR AS FONTES DAS INFORMAÇÕES, É IMPORTANTE:

• Manter uma alimentação saudável e balanceada;

• Praticar atividades físicas regularmente;

• Consultar um médico especialista para ser avaliado.


Fonte: Saúde Ativa e SulAmérica Saúde
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.