SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

20/05/2020
Principais causas de dor no quadril

Voglia Ortopedia

Ter dor já não é normal. Ter dor perto de uma das principais juntas do corpo, menos ainda. A dor pode ser um sinal de alerta para proteger-nos de possíveis agressões. Tão importante quanto tratar a dor, é realizar seu diagnóstico, saber realmente a causa do seu problema. Só assim poderemos utilizar de toda a tecnologia e avanços da medicina para devolver conforto no dia a dia.

Tendinite e bursite
A tendinite e a bursite do quadril acometem principalmente mulheres, devido a tensão excessiva destes tendões. Pessoas que realizam esforço físico intenso, como correr em subidas ou que não alongam a musculatura podem também sofrer de tendinite.
Os sinais geralmente envolvem aumento de sensibilidade na lateral do quadril, dor para deitar de lado, dificuldade para subir escadas ou levantar da posição sentada.
A dor piora muito com o toque e a palpação na lateral do quadril, sendo bem localizada, mas podendo irradiar pela lateral da coxa até o joelho.

Impacto femoroacetabular
O impacto do quadril é uma condição resultante do contato anormal entre o encaixe da bacia e a cabeça do fêmur. Ele ocorre durante os movimentos causando uma fissura na lateral da cavidade do quadril. Geralmente ele ocorre em indivíduos jovens, tanto em homens quanto em mulheres que praticam atividade física.

Artrose ou desgaste
A artrose do quadril é uma doença caracterizada pelo desgaste ou perda da cartilagem de uma articulação. Ela normalmente acomete pacientes mais idosos, com preferencialmente para mulheres. Na maioria das vezes não se tem uma causa exata da sua origem, podendo estar ligada a componentes genéticos e apresentando uma correlação com indivíduos de uma mesma família. Os primeiros sintomas são leves, de dor localizada profundamente no quadril, geralmente interna, podendo ir para a virilha. Ocorre piora com esforços e melhora levemente com o repouso. A dor aparece de forma branda, mas é progressiva.

Osteonecrose
Também chamada de Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur, a osteonecrose afeta primariamente adultos jovens do sexo masculino. Ela nada mais é do que a falta de suprimento sanguíneo para o osso, desta forma ele morre e se fragmenta. A maioria das causas de necrose estão ligadas a sequela de acidente, consumo excessivo de álcool e uso por muito tempo de corticoide. A dor é localizada na virilha, de início súbito e piora para caminhadas ou para permanecer em pé.

Como você mesmo viu, muitas coisas podem acontecer ao redor da articulação do quadril, e isto é apenas uma amostra dos principais problemas. O mais importante é, antes de se acostumar com uma dorzinha chata no quadril, busque saber a causa da sua dor. Quando você se conforma com a dor e não busca ajuda, está decidindo permanecer doente. Cuide bem do seu corpo, é ele que vai te levar até onde a sua vontade permitir. O que te move?
 
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.