SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

21/05/2020
Doenças respiratórias de outono e inverno

NEO - Núcleo Especializado de Otorrinolaringologia

Nesta época do ano, com a chegada do outono, e do inverno, o clima fica ainda mais seco e as temperaturas mais baixas. Esses fatores implicam diretamente em mudanças no nosso sistema respiratório. Surgem assim os sintomas como: nariz seco e trancado, rouquidão, coceira, espirros e tosse. Essas manifestações alteram a fisiologia normal de defesa e transporte mucociliar, deixando-nos mais propensos a alguns tipos de doenças. Bactérias e vírus aproveitam-se dessa fragilidade e provocam infecções respiratórias como gripes, rinites, sinusites, otites, faringites e laringites.
Além de estarmos vivendo uma fase de Pandemia da COVID-19, as doenças respiratórias também aumentam significativamente nestes próximos meses e, por isso, medidas de prevenção como lavar as mãos e evitar contato serão ainda mais importantes, visto que esse é o período de maior circulação e propagação destes micro-organismos.
Para passar esta fase sem grandes complicações e evitar infecções respiratórias, o nosso sistema imunológico tem que estar funcionando adequadamente. Portanto, alimente-se e hidrate-se bem, durma com qualidade e mantenha suas doenças crônicas sob controle.
Além disso, é muito importante lembrar-se de hidratar suas vias aéreas, seja com a lavagem nasal com soro fisiológico, inalação ou ainda umidificadores de ambiente.
Nós da clínica NEO, estamos à disposição para ajudá-los na prevenção e tratamento dessas doenças. Conte conosco!
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.