SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

15/01/2020
Os novos tempos da endodontia

Busato Odontologia

A endodontia é a área da odontologia que trata as inflamações e infecções dos tecidos internos do dente, popularmente conhecida como “tratamento de canal”. É uma especialidade importantíssima, mas que o paciente só vai conhecer e saber sua importância quando o dente doer.
Trata-se de uma forma de devolver saúde aos tecidos internos e adjacentes do dente, promovendo a manutenção do dente na cavidade bucal, sem dor e em função mastigatória, evitando sua extração.
O tratamento de canal, para muitos, causa medo e tensão por estar associado a momentos de dor, várias sessões de retorno ao consultório, muitas vezes sem o efeito ideal da anestesia. Hoje, porém, graças aos grandes avanços tecnológicos, muitos casos podem ser tratados em apenas uma sessão (dependendo das condições biológicas e anatômicas do dente).
Atualmente as técnicas contam com o auxílio de tecnologia desde o planejamento até a execução operatória. No planejamento utilizamos exames de imagem mais avançados. Quando necessário, além do raio-X, a tomografia computadorizada. Utilizamos também localizadores apicais eletrônicos e motores endodônticos (endodontia mecanizada) para gerar agilidade e precisão no tratamento.
Mas a maior evolução de todas foi a visão geral da odontologia moderna, tratando o indivíduo como um todo e não apenas como um dente, levando em consideração as particularidades e condições de saúde, medos e anseios de cada paciente em relação ao tratamento, gerando assim uma relação de confiança entre profissional e paciente.
Vale sempre lembrar que o melhor tratamento é a prevenção, feita por meio de uma boa higiene bucal, dieta equilibrada e visitas periódicas ao dentista. Mas se o tratamento endo- dôntico for necessário, lembre-se que os tempos mudaram e as condições são outras.
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.